Um dos mais antigos e produtivos espaços de atuação espírita de Marília comemora aniversario neta terça-feira sem festa e com muito foco na tradição: pensar, discutir e divulgar a doutrina, motivo de sua criação há 79 anos. Celebra a data com ciclo de palestras todas as noites, a partir de 20h, até dia 12.
O Centro Espírita Luz e Verdade, mais conhecido como o Centro da Quinze, seu endereço desde 1939, foi berço para grandes projetos, como a criação do Hospital Espírita, além, de abrigar dirigentes que foram atuantes para surgimento de outras, como o colégio Bezerra de Menezes e depois dele a Fundação Eurípedes, hoje Univem, e a casa Cairbar Schutel, mais recentemente.
A instituição atraiu desde sua fundação grandes nomes de líderes comunitários e muito de seus integrantes ocuparam diferentes cargos na cidade incluindo prefeitos, vereadores, dirigentes em órgãos públicos, além de juízes, promotores, delegados e outros profissionais.
Um dos integrantes mais ativos, Eurípedes Soares Rocha, que foi prefeito e benemérito em diferentes projetos, doou muito tempo, trabalho e recursos para abrigar o hospital, o Colégio Bezerra – que nasceu como Educandário.
O centro contou ainda com atividade de personalidades históricas como Higyno Muzzi filho, Manoel Sad, Paulo Corrêa de Lara e o jornalista José Herculano Pires, considerado o maior filósofo de doutrina epsírita no país. Seu vínculo com o centro e a cidade permitiu que nascesse em Marília sua filha, Heloísa Pires, grande oradora espírita, segundo lembrança de José Maria Souto, um dos frequentadores assíduos da casa.
A atuação destes e tantos voluntários, centenas de anônimos e de profissionais que com o tempo tornariam-se também grandes nomes, transformaram o centro em um verdadeiro celeiro de ações de impacto social, melhoria da qualidade e vida para doentes, vítimas da violência, do abandono social, fome, miséria e outros males da coletividade
HISTÓRIA
O Centro Espírita Luz e Verdade de Marília foi fundado no dia 08 de Setembro de 1936 com sede na casa de Eloy Alves da Silva, na Rua Mooca, 34, que atualmente chama-se Rua Almirante Tamandaré, no bairro Alto Cafezal.
Em Outubro de 1936 o Centro transferiu-se da residência do senhor Eloy para sua primeira sede social localizada à Rua Prudente de Moraes, 75, que foi inaugurada no dia 25, com a presença de aproximadamente 80 pessoas.
A reunião foi presidida por Manoel Alves Sobrinho e secretariada por Romeu Maia Souto. Em 1939 transferiu-se para sua sede própria e definitiva na Rua XV de Novembro. Já na solenidade de inauguração, o médico Antonio Pereira Manhães defendeu a ideia de fundação de um Hospital Espírita para atendimento psiquiátrico, especialmente pacientes que acabavam levados para delegacia quando tinham comportamento mais violento.
PALESTRAS
O tema central das palestras de celebração dos 79 anos é “Conhecereis a Verdade e ela Vos liberterá”, citação bíblica que está na base da fé em Jesus Cristo. Confira a programação até dia 12.
Terça, dia 8
“Seu desejo é uma ordem”, com Roosevelt Androlphato Thiago;
Quarta, dia 9
“Elucidações doutrinárias”, José Maria Souto Neto;
Quinta, dia 10
“Maturidade do senso moral”, Alexandre Perez;
Sexta, dia 11
“A Reconstrução das Bem Aventuranças”, com Cristiane Munhoz;
Sábado, dia 12
“A música que ilumina”, com Sérgio Santos.