Marília

Centro de Ressocialização de Marília faz 20 anos: sobrecarga e 21 em curso superior

Centro de Ressocialização de Marília faz 20 anos: sobrecarga e 21 em curso superior

O Centro de Ressocialização (CR) de Marília, que funciona ao lado da penitenciária da cidade, completa 20 anos de atuação neste sábado (11) e foco na educação é um dos destaques divulgadospela Unidade.O Centro aponta ter 233 internos e 21 deles cursando ensino superior a distância.

Tem sobrecarga de quase 9%. Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária, o espaço deveria abrirgar 214condenados. 

O diretor do CR de Marília, Anderson Manoel Faria, destaca avanços como a criação de duas novas salas de aula para o estudo regular e ensino superior. “São 20 anos de história em constante evolução e aperfeiçoamento, visando sempre a ressocialização com base nos pilares do trabalho e educação”, finaliza Faria.

Aproximadamente 66 presos trabalhavam em empresas parceiras da unidade e para a prefeitura municipal, por meio de contratos firmados pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), antes da pandemia. O trabalho externo, porém, está suspenso no momento.

Atualmente, 58 internos exercem atividades de manutenção dentro do Centro de Ressocialização, como limpeza, cozinha e obras de reparo. Já no setor de educação, mais da metade do efetivo carcerário estuda regularmente nos ensinos Fundamental e Médio.

Entre as ações de incentivo educacional está o projeto “Carrinho de Livros”, que consiste na distribuição de exemplares. Os presos escolhem o título que desejam ler e o interno responsável pela biblioteca da unidade entrega nas celas.

O Centro de Ressocialização mantém, ainda, uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marília, para o plantio de girassóis dentro e também ao redor do estabelecimento penal.