As fortes chuvas que atingiram Marília provocaram dois atendimentos da Coordenadoria de Defesa Civil na cidade e provocaram suspensão de atendimentos no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que funciona na zona sul.
As infiltrações no prédio provocaram suspensão dos serviços por três dias. Em nota, a prefeitura diz que o serviço está instalado há seis anos nesse local, sendo que há anos, conforme relato dos funcionários, ocorrem transtornos a cada chuva forte.
“Equipe da Defesa Civil e do Numa (Núcleo de Manutenção) da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no CEO nesta segunda-feira. De forma paliativa, foram tomadas medidas para evitar danos em equipamentos”, diz a nota oficial.
Segundo a prefeitura, foram adquiridas 8.000 telhas cerâmicas para substituição e adequação do modelo (do tipo francesa, para romana) em função da inclinação do telhado.
A substituição realizada ainda esta semana, assim que as chuvas cessarem. Após a troca das telhas haverá programação dos reparos internos devido aos danos provocados pelas infiltrações. Os pacientes serão reagendados pelas unidades de referência (no caso de primeira consulta) ou reagendados pelo próprio serviço, no caso de retorno.
Outro atendimento aconteceu na rua Laudelino Gonçalves de Andrade, 372, no Núcleo Habitacional Helena Bernardes (ao lado da Vila Real), onde um poste de energia cedeu e há risco de cair. O caso foi encaminhado à Secretaria Municipal de Obras Públicas tomar as providências necessárias.
RODOVIA
As chuvas registraram ainda 19 ocorrências de atendimentos a motoristas na rodovia SP-333, que é administrada pela Entrevias. Os registros envolvem desde um engavetamento em Marília até acidente na região de Tarumã e outras chamadas, como panes elétricas.
“Em dias de intensa chuva, a orientação ao motorista é que redobre a atenção. A Entrevias recomenda que o usuário diminua a velocidade e aumente a distância do veículo à frente. A concessionária salienta que mantém oito bases de Serviço de Atendimento ao Usuário – SAUs, onde é possível o motorista parar e aguardar a chuva diminuir de intensidade e retomar a viagem em segurança. O telefone de emergência da concessionária é o 0800 3000 333.”