Marília

"Cidadão Marliense", sindicalista destaca momento para defesa dos trabalhadores

Luiz Carlos Motta recebe título do vereador Herval Rosa Seabra – Rogério Martinez/Giro Marília
Luiz Carlos Motta recebe título do vereador Herval Rosa Seabra – Rogério Martinez/Giro Marília

O presidente da Fecomerciários (Federação dos empregados no Comércio) do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Motta, recebeu na tarde desta quinta-feira o título de Cidadão Mariliense, uma iniciativa aprovada pela Câmara de Marília em reconhecimento ao envolvimento do sindicalista com a cidade.

Motta, nascido em Ribeirão Preto e criado em Tupã (80km de Marília), é formado em ciências contábeis, foi professor de matemática na cidade e reforçou suas raízes com Marília a partir de sua atuação como representante dos comerciários.

Presidente da Federação desde 2007, Motta comanda programas como a Cooperativa Habitacional dos Comerciários, responsável pela construção de quase 6.000 casas em diferentes bairros da cidade e investimentos em modernização e ampliação dos serviços prestados por sindicatos em todo o país, incluindo Marília.

A Federação é responsável ainda por diferentes estruturas de atendimento aos trabalhadores, que vão de representação jurídica a convênios, estruturas de lazer no litoral e agora junto à represa Jurumirim, em Avaré, além de suporte ao crescimento dos sindicatos com sedes, carros, equipamentos e formação sindical.

A entrega do  título foi realizada durante um encontro estadual da categoria que trouxe para a cidade representantes de quase 70 sindicatos de todo o Estado.

A atuação de Motta foi destacada pelo presidente do Sindicato dos Comerciários de Marília, Mário Herrera, que lembrou os investimentos na habitação, suporte para projetos como doação de material escolar a filhos de comerciários e comando de campanhas salariais de de valorização da categoria.

“Há hoje uma situação muito importante que este encontro revela, é a união da categoria. Você Motta é a figura que congrega a atuação dos sindicatos em todo o Estado. E é agora um novo irmão que eu, nascido e criado em Marília, tenho agora”, disse Mário Herrera.

Motta, que já recebeu a mesma homenagem em uma grande relação de cidades, incluindo a capital, São Paulo, lembrou a importância do reconhecimento a um sindicalista.

“Geralmente são homenagens reservadas a empresários, líderes políticos. Agradeço pela homenagem em Marília e destaco a importância deste título a um sindicalista, representantes de trabalhadores. E em um momento difícil para o país.”

Um vídeo antes da homenagem apresentou um resumo da carreira do sindicalista, que além da Federação é dirigente da UGT (União Geral dos Trabalhadores, integrante da Confederação Nacional dos Comerciários e conselheiro do Desenvolve SP, órgão criado pelo governo do Estado para discutir políticas de crescimento e desenvolvimento econômico e social.

Além de sua atuação no Estado, Motta é reconhecido por envolvimento em movimentos nacionais, como o que levou à aprovação do projeto de lei que regulamenta a função de comerciários, além de participação em eventos internacionais de defesa e valorização da classe trabalhadora.

O presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra, foi o autor do projeto que deu o título a Motta e destacou a importância d seu trabalho na federação neste momento.

“O país vive um momento difícil, em que se fala muito da retirada de direitos e conquistas dos trabalhadores. O trabalhador não tem culpa pela crise, não tem culpa por nada que acontece de ruim no país, não pode mais pagar essa conta”, disse Herval.