Marília

Cidade divulga balanço de suspeitas de H1N1; vacina grátis chega dia 30

Cidade divulga balanço de suspeitas de H1N1; vacina grátis chega dia 30

A Secretaria Municipal de saúde aguarda resultados dos exames em 13 pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave que são investigados para eventuais casos de H1N1, a chamada Gripe Suína, uma variação mais forte de gripe que já provocou 55 mortes no Estado.

A morte de um empresário de Pompéia, que esteve internado em Marília até domingo, reforçou alerta sobre riscos de contaminação em Marília.

Ontem, quando o caso foi divulgado, o Giro Marília recebeu mensagem de uma paciente que disse estar em atendimento na Santa Casa com seis suspeitos. Nem o hospital e nem a secretaria Estadual de Saúde divulgaram qualquer informação.

O Giro tentou falar com o secretário municipal da Saúde, Danilo Bigeschi, que não deu retorno. O número de suspeitas foi divulgado em nota enviado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

De janeiro a 26 de março deste ano, o Brasil registrou 444 casos de síndrome respiratória aguda grave provocada pela influenza A (H1N1), conhecida como gripe A. Boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde aponta ainda que a doença já provocou a morte de pelo menos 71 pessoas em todo o país.

São Paulo registrou 55 óbitos, seguido de Santa Catarina (3); Ceará (2); Bahia (2); Minas Gerais (2); Mato Grosso (1); Mato Grosso do Sul (1); Goiás (1); Rio de Janeiro (1); Pará (1) e Rio Grande do Norte (1).

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai antecipar a campanha de vacinação contra gripe em 2016. As primeiras doses da vacina deste ano serão encaminhadas aos profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e Grande São Paulo (532,4 mil) e estarão disponíveis até do dia 8 de abril.

Já a partir do dia 11 de abril, a vacinação será ampliada para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (982,8 mil), para as gestantes (179 mil) e aos idosos (1,83 milhão) da capital e grande São Paulo, totalizando quase 3 milhões pessoas imunizadas.

Para as demais cidades do estado e outros demais públicos-alvo (doentes crônicos, puérperas, indígenas, funcionários dos sistema prisional e a população privada de liberdade), a campanha de vacinação contra a gripe deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para o dia 30 de abril.