Foi empossado na manha desta quarta-feira (05) o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão que terá a importância em acompanhar as políticas públicas que garantam ao cidadão uma alimentação saudável.
“É um passo muito importante, nossa cidade. Na verdade, nós já tomamos medidas nesse sentido, temos como exemplos a organização da agricultura familiar, com alimentos frescos para a merenda escolar, a conquista do restaurante Bom Prato”, disse o prefeito Vinícius Camarinha.
O Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) é formado por 20 representantes da sociedade civil e dez do poder público, nomeados pelo prefeito municipal, com mandato de dois anos. A diretoria será eleita pelos membros titulares para mandato também de dois anos.
“Nosso objetivo é trabalhar em parceria com a Prefeitura, em todos os setores, garantindo à população alimento saudável e oriundo da nossa região. Vamos levar o assunto também aos moradores como forma de educação, seja nas escolas ou nos postos de saúde, por exemplo”, disse a presidente do Comsea, Luciane Yara Sales Ferreira.
Representando o Conselho Estadual de Segurança Alimentar, participaram da solenidade os diretores Manoel Luro Costa e Rudinéia Augusto. “Marília está de parabéns no engajamento sobre o tema. O Conselho é fundamental para ajudar o prefeito a detectar a insegurança alimentar existente no município”, disse Manoel Luro.
Na solenidade, foi confirmada a realização em Marília da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Evento que contará com cerca de 500 representantes de 14 regiões. O encontro vai definir propostas e delegados estaduais para a conferência nacional a ser realizada em Brasília sobre o mesmo tema.
O lema do evento é “Comida de Verdade no Campo e na Cidade. Por Direitos e Soberania Alimentar”.