A Prefeitura de Marília iniciou nesta tarde a distribuição de kits de material de limpeza, alimentação e higiene pessoal a famílias vítimas do temporal de terça-feira. A estratégia de distribuição mudou o serviço de atendimento e inclui estratégias para contar grande assédio de oportunistas: famílias que não foram afetadas mas tentam algum benefício.
O material será entregue com assinatura de recibos e identificação de beneficiados e seus endereços para evitar entrega em duplicidade ou a pessoas que não estão nas áreas atingidas pelo temporal. Na sexta-feira a campanha serviu um almoço especial a aproximadamente 300 pessoas que eram atendidas na Emef Paulo Freire, um dos postos de arrecadação de donativos para as vítimas.
Os primeiros kits vão atender necessidades emergenciais de alimentação e higiene pessoal e das casas. São três tipos de kit: alimentação, com cesta básica e água; higiene pessoal, com sabonete, escova de dentes, creme dental e talha, e limpeza, com balde, vassoura, rodo e sabão em pó.
Essa etapa reúne doações de moradores, produtos comprados pela administração e doações especiais, como do Lions Clube Terceiro Milênio, que forneceu 600 cestas básicas. O clube já desenvolve trabalhos sociais junto à comunidade ligada à escola Paulo Freire, da zona sul, uma das instituições atingidas pela chuva e um centro de recebimento e apoio às famílias.
O programa de atendimento emergencial cadastrou 875 famílias atingidas, das quais 176 perderam mais de 30% de suas casas, além de móveis, roupas e utensílios. Pelo menos 80 pessoas estariam abrigadas de forma provisória com amigos, familiares ou instituições
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A campanha de atendimento prevê ainda a entrega de kits de reformas e kits dormitórios, com colchões, colchas, lençóis e cobertores. Mas estes só serão enviados depois de as casas estarem recuperadas.
Serão 704 kits, avaliados em R$ 330 cada. Os colchões já estão comprados e armzenados para a entrega
A entrega dos kits na tarde deste sábado contou com a participação do prefeito Vinícius Camarinha e do secretário municipal de Assistência Social, Hélio Benetti.
Os kits de recuperação das casas, com telhas e outros materiais de atendimento de urgência, chegaram pouco depois das autoridades.
A distribuição foi concentrada no Centro Comunitário do Bairro Teotônio Vilella, na zona sul. O atendimento foi retirado do Ginásio do Clube dos Bancários para reorganizar os serviços e afastar os oportunistas.