Terminou com festa e promessa uma espera de três anos. Foi inaugurada na manhã deste sábado a UPA da Zona Norte, uma parceria que leva a faculdade de medicina da Unimar para a maior unidade municipal de saúde e a apresentação de uma estrutura modelo em equipamentos e serviços. E para a expctativa não acabar, teve promessa: até 4 de junho a cidade terá Pronto Atendimento 24h na unidade da zona sul, também gerida com participação da Unimar.
A unidade tem espaço de 20 leitos de observação, serviços de raio-x, eletrocardiograma, laboratório e pequenos procedimentos cirúrgicos, alas isoladas para homens, mulheres e crianças e potencial para até300 mil atendimentos por mês.
É resultado de um grande investimento federal com gestão municipal, que transferiu a administração e atendimento para a Associação Beneficente Hospital Universitário, responsável pela administração do Hospital da Unimar.
“Vai ser a melhor estrutura de pronto atendimento de Marília. Melhor inclusive que muitas estruturas particulares, pelo material humano, pelos recursos, pelos equipamentos todos novos”, disse o médico Pinheiro Biteli, 35, diretor técnico da UPA.
Formado em Catanduva, Biteli é especializado em terapia Intensiva e Cardiologia e vai comandar uma equipe de médicos, enfermeiros, auxiliares, farmacêuticos, biomedicina e muitos outros profissionais da área de saúde.
“O mais importante é que será um espaço para cuidar de gente. É difícil encontrar gente que gosta de cuidar de gente e é o que mais teremos nesta unidade. Ele é resultado do trabalho de tanta gente que será impossível lembrar todos aqui”, disse a diretora do Hospital, Márcia Mesquita Serva Reis.
A UPA presta uma homenagem ao Ancião Luiz Amorim, falecido em 2013, servidor da saúde que foi também líder comunitário junto à Congregação Cristã na cidade.
A solenidade contou com bênçãos do bispo emérito de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, e do Pastor Juba, do Conselho de Pastores da cidade.
[movie_id#276]
ZONA SUL
O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, pediu a participação da comunidade da zona norte como voluntários no suporte ao atendimento e defendeu a transformação do PA da zona sul em uma UPA para os moradores daquela região.
Não há previsão de que isso aconteça, mas o prefeito Vinícius Camarinha anunciou que a partir de 4 junho deve implantar atendimento 24h naquela unidade, que hoje funciona das 7h à 1h. A ampliação deste horário é uma reivindicação antiga, que chega em ano de eleição, mas é sempre uma iniciativa bem vinda.