A organização dos cemitérios para o acesso no feriado de Finados (2 de novembro) entra na semana final com obras e definição de serviços como a venda de flores, enfeites e alimentos. Segundo balanço divulgado pela prefeitura, já foram realizadas obras de limpeza, capinação, revisão da iluminação, pintura interna e externa, e de recuperação de asfalto em ruas próximas. No dia 2, domingo, o Cemitério da Saudade abre das 7h às 19 h. O setor administrativo dará apoio ao público das 8h às 18h.
A Emdurb espera em torno de 40 mil visitas aos cemitérios nos dias 1 e 2 de novembro (sábado e domingo). As obras de limpeza, capinação e pintura atingem o cemitério da Saudade, Parque das Orquídeas e cemitérios dos distritos, além de obras em volta.
“Recuperamos mais de 3 km de asfalto nas avenidas da Saudade e Duque de Caxias, que são principais vias de acesso ao Cemitério da Saudade”, destaca Rogério Alexandre da Graça, presidente da Codemar.
Nesta terça-feira, dois fiscais de plantão devem fazer a triagem dos ambulantes já cadastrados para trabalhar em frente ao cemitério. Na quarta e quinta feiras, das 9h às 17h, a Emdurb faz orientação e confirmação do cadastro dos ambulantes. Na sexta-feira a Prefeitura analisa eventual sobra de vagas e autorização para novos vendedores.
“Em frente ao Cemitério da Saudade, no lado esquerdo, será feita a comercialização de produtos alimentícios, como cachorro-quente, salgados, entre outros; do lado direito, haverá a venda de flores e velas; e na rua lateral (Nossa Senhora de Aparecida) vai ocorrer o comércio de frutas e de outros gêneros”, informa Adriano Trevizo, encarregado do setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Serviços Urbanos.
Segundo Trevizo, cerca de 90 ambulantes devem trabalhar, nos dias 1º e 2 de novembro, no Cemitério da Saudade. “Na quarta e quinta-feira, já teremos a confirmação do cadastro de vendedores ambulantes. E na sexta-feira, abriremos a possibilidade para que novos interessados possam atuar no local”, diz.
O horário de funcionamento do Cemitério da Saudade, no dia 2 de novembro, será das 7h às 19 h. O setor administrativo dará apoio ao público das 8h às 18h. Mais de 40 mil pessoas são aguardadas para visitar o local.
Em Padre Nóbrega o trabalho é mais complicado. O cemitério está ameaçado por erosão e estruturas abandonadas. Segundo nota da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Obras já implantou rede de galerias para escoamento de águas e contenção de erosão e finaliza implantação de guias para delimitar as quadras.
“O escritório, onde é realizado o atendimento às famílias, e os banheiros também foram recuperados com pintura completa e reforma da parte elétrica e hidráulica”, diz Avelino Modelli, secretário municipal de Obras.
Nos distritos de Rosália e Avencas, as Secretarias Municipais de Obras e de Serviços Urbanos já iniciaram a execução dos serviços em parceria com as subprefeituras.