Quatro reservatórios de água para atendimento a bairros de Marília começaram a tarde desta quinta-feira com sinal de alerta para os níveis de água em Marília e calor persistente da tarde pode agravar os índices até o final do dia.
A medição realizada pelo Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) mostra que a zona norte tinha o maior número de reservatórios afetados, com níveis em altera na avenida República – 20% da capacidade – e no Distrito Industrial 28%.
Nova Marília com 27% da capacidade e Fragata com 30% do nível são os outros reservatórios em alerta, que é ativado sempre que os níveis de reserva ficam abaixo de 50%. Caso os índices fiquem abaixo de 20% o Daem passa a considerar o nível crítico.
O dia de muito calor, que incentiva consumo mais alto em residências e pontos comerciais, e o grande número de ligações vinculadas a estes reservatórios explicam os baixos índices de armazenamento nas regiões.
Os níveis podem variar por mudança de clima e direcionamento de abastecimento pelo Daem durante o dia. O estado de alerta nos reservatórios acontece também um dia após serviço de manutenção que deixou o sistema de captação do rio do Peixe parado por nove horas nesta quarta-feira.