O Via Rápida Emprego, um programa de capacitação mantido pelo governo do Estado, vai oferecer três cursos gratuitos em Marília nas áreas de Produção Alimentícia, Confecção Industrial e Hospitalidade.
As aulas serão ministradas em unidades móveis ou carretas adaptadas para servir como salas de aula. Cada carreta comporta até 60 estudantes. São veículos totalmente equipados com laboratórios, material didático e uniformes.
A vocação econômica das cidades foi um dos fatores para escolha das sedes do curso no primeiro semestre deste ano. Além de Marília, nove outras cidades vão receber o projeto.
Os cursos são abertos para toda a população mas é direcionado principalmente , a jovens a partir dos 16 anos, desempregados e que não recebam repasses de programas de auxílio como o Seguro Desemprego.
O convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e a Prefeitura foi assinado na terça-feira, dia 23, e divulgado nesta quinta-feira pela administração municipal.
“Uma parceria muito importante para a educação e desenvolvimento da população mariliense. O programa é o maior de qualificação profissional do Brasil”, disse o prefeito Vinícius Camarinha.
Segundo o subsecretário de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante do governo estadual, Marco Antônio da Silva, as cidades beneficiadas foram escolhidas também em razão de sua importância regional.
O secretário da Assistência Social, Hélio Benetti, disse que as unidades móveis permitem ainda a descentralização dos cursos profissionalizantes no município, levando a qualificação aos bairros.
“Num momento difícil e de crise, esses cursos com certeza vêm em excelente hora. Estamos definindo os últimos detalhes, porém, em breve divulgaremos horários e locais para as inscrições. “