Marília recebe nesta terça-feira o cientista político Rudá Ricci para uma palestra, aberta e gratuita, sobre “O Brasil de 2013 até hoje”, no Anfiteatro da Unesp, com início às 19h30. Vai falar dos principais eventos políticos desde a crise que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Roussef até os dilemas do governo federal hoje.
Presidente do Instituto Cultiva e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, Rudá Ricci é natural de Tupã, está radicado em Minas Gerais e é um dos principais pensadores políticos do país, com influência em diversos movimentos populares e acadêmicos.
Além da palestra, ele vai fazer sessão de autógrafos para livros que falam desde desafios para educadores no contexto político do país, conservadorismo político e os movimentos que surgiram a partir da radicalização política no país desde 2013.
Rudá participa de duas atividades na cidade. Na ´primeira terá encontro mais fechado para educadores para apresentar balanço do setor e experiências de êxito nos últimos dois anos. À noite faz a palestra aberta ao público para comentar as mudanças no país a partir de 2013.
“Ha uma confusão imensa, inclusive no meio acadêmico, sobre o que foi 2013. Costumo dizer que o Brasil ingressou no século XXI em 2013. Tivemos 4 milhões de pessoas nas ruas em 600 cidades , repetindo o que havia ocorrido nos Estados Unidos com o Occupy, na Islândia com a revolução das panelas, na Espanha com o surgimento do Podemos, na Primavera Árabe, e assim por diante.”
Segundo o cientista, a forma de organização da sociedade mudou violentamente, entre outros fatores em função da mudança no mercado de trabalho. “Pessoas têm muito mais funções, são multiespecializadas, mesmo que sejam funções que não exigem qualificação, hoje trabalhador faz muito mais, mesmo em produção”, explica.
A sociedade se fragmentou em interesses múltiplos, em comunidades múltplicas, especialmente de forma digital, e muda a forma de as pessoas demandarem
“O poder hoje, embora tenha empresas, governo, estruturas, eles não conseguem mais segurar esse poder por tanto tempo. Eu chamo de política de ciclo curto. Não tem mais liderança nenhuma que consiga se manter por dois anos.”
Cita diferentes exemplos internacionais de mudanças radicais em rumos políticos, de governos de direita substituídos por forças de esquerda no México, Argentina e Itália, e situação contrária em outros países, como foi no Brasil.
“O mundo vem mudando para algo muito provisório e as organizações são do século 20, centralizadas. As formas onde se decide de onde vão sair os candidatos, as formas de representação, partidos, sindicatos, igrejas e estado têm estrutura burocrática anacrônica, e por isso estamos engtrando em crise até achar nova forma de organização política e representação social.”
Rudá Ricci tem vasta produção de artigos, envolvimento em debates, eventos e seminários por todo o país. A palestra em Marília traz para a cidade debates com informações atualizadas e conteúdo diferenciado sobre pensamento político, organização social, relações da comunidade com poder público e a atuação das principais instituições e autoridades políticas do país.
A participação na palestra não exige inscrição prévia. Mais detalhes sobre o trabalho de Rudá Ricci podem ser conferidos no site do Instituto Cultiva, e nas páginas do cientista e do evento no Facebook