Marília

Cirurgião de Marília escreve capítulo em Tratado de Cardiologia da Socesp

Cirurgião de Marília escreve capítulo em Tratado de Cardiologia da Socesp

O cirurgião cardíaco Marcos Gradim Tiveron assina em conjunto com dois médicos do InCor (Instituto do Coração) de São Paulo o capítulo sobre “Endocardite Infecciosa” na 4ª edição do Tratado de Cardiologia (Editora Manole), lançado durante o 40º Congresso da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

Tiveron, que atua como cirurgião na Santa Casa de Misericórdia de Marília e no Hospital das Clínicas da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), explica que a endocardite acomete estruturas internas do coração e é causada pela infecção decorrente de micro-organismos como bactérias e fungos.

“É uma doença complexa e grave que pode levar a diversas complicações e se não diagnosticada e tratada a tempo, tem elevada morbidade e mortalidade”, explicou ele.

O Tratado de Cardiologia é uma das principais referências de literatura da cardiologia nacional e serve de fonte de estudo para alunos, residentes e médicos com maior experiência que buscam atualização.

Os capítulos foram escritos por médicos que são referência nos respectivos temas e que representam os mais importantes serviços de cardiologia do país. O livro prima pela qualidade, que pode ser evidenciada pela alta porcentagem de citações a artigos publicados nos últimos cinco anos.

Como cirurgião cardíaco, Tiveron acompanha pacientes que evoluíram com alguma complicação intracardíaca e que eventualmente possam precisar de tratamento cirúrgico, o que ocorre em cerca de 50% dos casos.

“A indicação da cirurgia deve ser bem avaliada por uma equipe multidisciplinar envolvendo o cirurgião, o cardiologista clínico e o infectologista para que seja realizada em tempo hábil, visando a recuperação do paciente. As taxas de cura são altas com a realização deste procedimento”, destacou.

Com título de doutor pela USP (Universidade de São Paulo) e Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular pela mesma instituição, Marcos Tiveron também participa de outros dois trabalhos multicêntricos sobre cirurgia de revascularização do miocárdio e cirurgias em pacientes de alto risco.