O delegado Cléber Pinha Alonso, ex-diretor executivo da Emdurb, está de volta ao escalão de assessores do prefeito Vinícius Camarinha. Vai assumir a coordenação do “Observatório Municipal de Segurança”, que deve ser inaugurado com a central de monitoramento a ser implantada na cidade.
Cléber Alonso deixou a Emdurb após algum desgaste com vereadores e em meio a projetos de transformações no trânsito, mas sem informação de qualquer confronto direto com a administração.
Ao contrário, a atuação do delegado na Emdurb era uma das apostas do prefeito para renovar o grupo político. Cleber foi substituído no cargo pelo engenheiro Antonio Carlos Nasraui, o Ninho, que ocupou diferentes cargos em diferentes administrações ligadas ao grupo de Vinícius e seu pai, o deputado estadual Abelardo Camarinha.
A portaria com a nomeação de Cléber Pinha Alonso para o novo cargo foi publicada neste terça-feira no Diário Oficial do município. Ainda não há detalhes sobre a estrutura ou o volume de serviços que Cleber Alonso deverá coordenador no novo “observatório”.
A central de monitoramento, a funcionar no térreo do prédio da prefeitura, vai gerenciar informações e imagens colhidas em 12 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade – no centro e bairro – e integrar a administração municipal a serviços da Polícia Militar, que terá policiais de diferentes patentes atuando no controle das imagens.