Marília

Clube de Cinema tem nova diretoria e quer resgatar festival em Marília

Clube de Cinema tem nova diretoria e quer resgatar festival em Marília

Cristiano Anechini Lemos Soares, cineasta, é o novo presidente do Clube de Cinema de Marília (CCM), uma das mais antigas e prestigiadas instituições culturais da cidade. Ele encabeça nova diretoria do clube que tem ainda o vice-presidente Jonathan Osvaldo Natalício e a primeira-secretária Adriana Cândido. O CCM é o único clube do Brasil que se mantém em atividades ininterruptas desde a fundação, em 1952.

Também integram a diretoria o segundo-secretário Ivan Fiorini, primeiro-tesoureiro Gustavo Henrique Mendonça Nunes e segundo-tesoureiro Gonzalo Edgardo Pérez Carrasco.

O conselho fiscal é formado por Mônica Monteiro Garavello Therezo, Gilberto Gonçalves Rossi Júnior e Marcelo Sampaio, com os suplentes João Henrique dos Santos, Maria Stela Marinho Rodrigues e Alexandre de Cerqueira César Júnior.

“Toda diretoria está empenhada em preservar a história do clube, introduzir novas atividades e resgatar o festival de cinema. Contamos com o apoio de todos os amantes da sétima arte para mantermos viva essa tradição em Marília”, destacou o presidente Cristiano Anechini.

A nova diretoria eleita tem como objetivo não apenas manter a rica história do clube com a realização de sessões de debate e oficinas, mas também introduzir novas atividades. Desta forma, visa promover o fortalecimento do clube por meio da inovação, sem perder de vista as raízes históricas do cinema mariliense. 

O principal foco para o trabalho da nova diretoria está em ampliar as ações sociais e o resgate do Festival de Cinema de Marília, bem como o relançamento do prêmio Curumim. Um dos primeiros prêmios concedidos a realizadores do cinema brasileiro, o Curumim marcou época, chegando a premiar nomes como Nelson Pereira dos Santos (que venceu duas vezes) e Hector Babenco (que levou três).

O prêmio foi entregue de 1966 a 1985 a cineastas brasileiros. O compositor e cineasta mariliense, Sérgio Ricardo, também conquistou um Curumim. Foi em 1967 pelo longa ‘Esse mundo é meu’.

A expectativa da nova diretoria é organizar uma nova edição do Prêmio Curumim ainda neste ano, garantindo que a premiação continue a servir como um importante centro cultural da cidade. Com exibições gratuitas às quartas, sábados e domingos (incluindo sessões especiais de cine debate, com especialistas e realizadores), a Sala Municipal de Projeção Emílio Pedutti Filho do Clube de Cinema de Marília está localizada na avenida Rio Branco, esquina com a avenida Sampaio Vidal (entrada pelo Museu de Paleontologia). A programação pode ser conferida pelas redes sociais do CCM AQUI