Marília

Codem ganha apoio, lança desafios para futuro e começa em 2020

Codem ganha apoio, lança desafios para futuro e começa em 2020

Apoio político, representatividade de empresas e instituições e projetos ousados para pensar Marília por pelo menos mais 20 anos que começam a ser postos a em prática a partir de maio de 2020, no início da corrida eleitoral.

Começou assim a implantação do Conselho de Desenvolvimento de Marília, discutido desde dezembro de 2017 e lançado oficialmente na noite desta terça-feira durante palestra na Acim.

A proposta é tornar o Conselho um órgão de ideias e propostas para subsidiar a gestão pública. Um novo encontro já foi marcado para o dia 15 de abril para lançar as bases da atuação do conselho.

A intenção é que po conselho produza até maio do ano que vem uma relação de propostas a serem registradas como plano de governo por candidatos a prefeito. O conselho vai cobrar dos eleitos o cumprimento das promessas ou divulgar para a comunidade os candidatos que não assumirem compromissos com o órgão.

Aproximadamente cem pessoas acompanharam a apresentação do conselho e seus desafios, como mobilidade, uso consciente de água, proteção ambiental, geração de empregos, atendimento a novas tecnologias.

As palestras dos consultores Sílvio Barros e Márcia Santin apresentaram experiências de sucesso em Maringá e outras cidades e mostraram inovação que atingem cidades em todo o mundo.

Edifícios sem garagem, carros compartilhados, veículos autônomos, carros elétricos vão mudar a forma de mobilidade e influenciar empregos, serviços e empresas em diversos setores.

Trabalho em casa, aumento da população de idosos, modelos da ocupação urbana, planejamento para acompanhar mudanças climáticas serão desafios para gestões e para a coletividade.

“E quem vai se preocupar com isso? Quem vai cuidar disso no futuro? Vocês vão cuidar? Vão esperar o prefeito fazer?”, provocou Sílvio Barros.

O prefeito Daniel Alonso acompanhou parte do evento – saiu antes para cumprir outros compromissos – mas declarou apoio à iniciativa e ao novo modelo de atuação da comunidade.

“Temos muito interesse em participar desse movimento, estaremos sempre a disposição de todos e no momento que necessitarem. Quem ganha com esse conselho é a cidade de Marília que será pensada estrategicamente por um colegiado de profissionais capacitados e que só querem o bem de Marília”

O presidente da Acim, Adriano Luiz Martins, agradeceu a presença de todas as entidades e profissionais no evento. “A gente fica feliz em ver as pessoas se mobilizando, querendo mobilizar, querendo fazer. A Acim tem a honra de sediar o encontro e estarmos juntos nesse processo.”

Empresários como o industrial José Geraldo Garla ou o arquiteto e diretor da Life Luis Eduardo Diaz; dirigentes da Santa Casa e Matra, zomo Norival Carneiro e o promotor aposentado Luiz Antonio Orlando, prestigiaram o lançamento do projeto. Representantes da maçonaria, Rotary Clubs, vereadores, profissionais liberais também marcaram presença no encontro.

Dia 15 de abril tem mais. e com prazos cada vez menores o Codem estará presente na vida da cidade. É mais uma inovação de futuro que você pode gostar e participar, ou pode até questionar e discordar, mas, como tantas outras, vai ter que aprender a conviver.

Veja mais fotos do evento