Você já sabe que circulou no dia 08 de novembro de 2017 um vídeo em que o jornalista William Waack faz um comentário racista ao se referir a um individuo negro que estava em um carro buzinando. Segundo Waack: “é coisa de preto” um individuo buzinar no trânsito.
Acredito que o alvoroço causado pela fala dele tenha sido por ser um cara famoso. Mas pensando bem, eu enquanto negra escuto frases racistas todos os dias.
COISA DE PRETO é mais um dos estereótipos racistas dos mais enraizados em nossa sociedade.
COISA DE PRETO está associado à atitudes ou ações ruins, badernas, bagunças, ou seja, todo comportamento negativo seria COISA DE PRETO.
Me encuca se, o individuo no carro buzinando fosse branco iria incomodar o jornalista, e ele iria destilar alguma frase preconceituosa. E mais além, se fosse uma mulher, o que ele diria? Afinal, uma opressão puxa a outra. Racista e machista !!!
Um jornalista bem formado e bem informado, na mais poderosa rede de comunicação do país, com poder e condições para enfrentar o racismo, reforça um dos piores estereótipos e redução do negro a ser humano de segunda classe.
Não me surpreende uma pessoa que teve tanta oportunidade, devido aos privilégios por ser branco, destilar frases racistas, só reforça que a luta do movimento negro tem que continuar, que falar de racimo, e denunciar racistas se faz muito necessário.
Nossos antepassados lutam para a nossa libertada de, e hoje nos lutamos para manter nossos direitos e mais do que isso, para que sejamos respeitados enquanto indivíduos.
COISA DE PRETO é ser resistência em um mundo racista!!!!
William Waack foi afastado do jornal mas a rede Globo ainda tem muito a fazer pelo combate ao racismo, inclusão e instrução sobre o tema. Toda a mídia tem.
Racistas não Passarão…