Nascido em São Paulo mas mariliense de coração, Mário Sérgio Nonato encerrou como comandante do 9º batalhão da POlícia Militar na cidade uma carreira de 35 anos dedicada à instituição: promovido a coronel, o comandante que a cidade acostumou a encontrar em ações de segurança e pedais pela manhã, foi para a reserva.
Nonato chegou a Marília com cinco anos, junto com a família, no início dos anos 70. Entrou na PM em 1987, na formação básica. Em 1988 foi promovido a cabo e em 1989 aprovado em concurso para a Academia do barro Branco, que forma oficiais.
Comandou a Companhia de Garça, foi tenente e capitão em Marília, major e coordenador operacional em Assis e em 20020 comandou o Batalhão de Ações Especiais de Presidente Prudente. Foi ainda comandante do 25º Batalhão, em Dracena, e 31º, de Ourinhos.
Ainda na área de segurança, cursou mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem. Mas também cursou magistério – chegou a atuar como professor na rede estadual para alunos de 1º a 4º ano, e Pedagogia na Unesp.
Casado com Márcia Soares Nonato, é pai de Ana Carolina e Tatiane Bruna. Em 2022 recebeu da Câmara o título de Cidadão Mariliense, por seu envolvimento com a cidade.
“Com mais de 35 anos dedicados a sociedade Paulista chega o momento de fechar este importante ciclo da minha vida profissional. Sou grato primeiramente a Deus, à minha família, a todos os profissionais da Polícia Militar da atualidade e os que já encerraram sua trajetória pelo apoio e ensinamento”, disse o Coronel.
Agradeceu ainda a cada cidadão e amigo da cidade e toda a região. “Com a certeza do dever cumprido sigo meu caminho para novos desafios pedindo a Deus saúde e Paz.”
O 9º Batalhão da PM divulgou mensagem em homenagem ao coronel. “Ao Eterno Comandante do 9º BPM/I, Coronel PM Sergio Nonato, os sinceros agradecimentos e votos de saúde e felicidades nessa nova fase de vida que se inicia.”