Marília

Comando de Salvamento e Resgate é reconhecido como utilidade pública em Marília

Comando de Salvamento e Resgate é reconhecido como utilidade pública em Marília

O C.O.R.S (Comando Operacional de Resgate e Salvamento), uma associação de voluntários que virou referência em procedimentos de resgate e busca de pessoas em Marília e região, agora está reconhecida como instituição de utilidade pública em Marília.

O projeto aprovado pelos vereadores da cidade e promulgado pela Câmara reconhece a entidade como serviço sem fins lucrativos e de importância no suporte a forças de segurança em atendimento na região.

Abre a possibilidade do Comando receber suporte oficial além de benefícios fiscais para manter uma atividade com importante repercussão pública. O projeto foi uma iniciativa do vereador Eduardo Nascimento aprovada pelos outros parlamentares.

Envolve desde a formação e treinamento de equipes com equipes de busca, formação básica em primeiros socorros, procedimentos em áreas de busca na zona rural, e treinamento de motoristas para os serviços.

O C.O.R.S atua como auxílio em atividades da Defesa Civil em diferentes cidades e de apoio e complemento a forças de atendimento a desaparecimento de pessoas.

Leva atividades à comunidade em geral com orientação, ações educativas e de recreação, incentivo à melhoria de reparo físico e intelectual, além de suporte a atividades de caráter social.

E faz tudo isso com organização de uma associação formalizada, com diretoria e funções organizadas, planejamento de atividades e atendimento a normas de segurança e cuidado nos procedimentos.

É um trabalho que começa na organização dos trabalhos e saída para buscas, segue durante toda a atividade e depois nos casos de primeiros socorros, suporte ou transporte inicial para atendimento das equipes oficiais.

Você pode saber mais pela conta oficial do Comando no Instagram – aqui – que também serve como canal de contato para interessados em apoiar ou participar dos projetos.