Marília

Combate à dengue contabiliza 8.879 imóveis fechados

Agente vistoria casa em busca de focos de mosquito
Agente vistoria casa em busca de focos de mosquito

A campanha de combate à dengue emperrou em pelo menos 8.879 imóveis encontrados fechados pelos agentes de saúde nos últimos dez dias. Os agentes tentam identificar e eliminar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo balanço da prefeitura, em dez dias os 300 agentes de saúde visitaram pelo menos 26 mil imóveis na cidade. O número de imóveis fechados representa quase 30% do total. Uma operação de limpeza neste sábado (31) tenta atingir os imóveis fechados.

A cidade vive estado de epidemia. Só neste mês foram 491 casos, além dos suspeitos não confirmados e casos não notificados. O número é praticamente todo volume registrado em 2013 e 25% do total do ano passado. Uma pessoa, uma aposentada de 78 anos, morreu. Sò na Santa Casa 16 pacientes apresentaram sintomas mais agudos e foram internados com casos suspeitos. Em nove deles a doença foi confirmada. O hospital atendeu 661 casos suspeitos neste ano.

“Todos os nossos agentes deverão realizar uma nova tentativa de inspeção na manhã do próximo sábado, dia 31/01. Pedimos a população que facilitem  o trabalho desses servidores, para o bem da saúde coletiva”, ressalta Luiz Takano, secretário municipal da Saúde.

Também no sábado, a Secretaria da Saúde vai promover um curso de capacitação com médicos e enfermeiros das unidades municipais de atendimento. “Nossos profissionais são altamente treinados, mas esta atualização é necessária para esclarecer eventuais dúvidas dos profissionais”, destaca Takano.

Enquanto sofre para contar a evolução da doença, a prefeitura começou a contabilizar os números de outras cidades para mostrar que a dengu8e é problema em todo o interior.

Nota distribuída pela prefeitura destaca números de Guararapes (região de Araçatuba, 30 mil habitantes) com 661 casos e três óbitos e Catanduva (com 386 casos confirmados neste ano), entre outras cidades.