A Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília) e a Polícia Militar iniciaram nesta segunda-feira (02), curso de capacitação e orientação de agentes que vão atuar na fiscalização, orientação e punição de infrações no trânsito.
Na próxima quinta-feira (5), entra em vigor a legislação que permite à prefeitura retomar as multas nas ruas. Esta permissão havia sido suspensa após a instalação da chamada “indústria da multa”, com excesso de rigor e invenção de infrações que não existiam. Segundo a Edurb, nos primeiros dez dias haverá processo de orientação e a partir do dia 15 começam as autuações.
Um grupo de aproximadamente 20 agentes de trânsito recebem as instruções sobre legislação e procedimentos. “O objetivo principal é capacitar estes agentes de trânsito para o exercício da profissão. Num primeiro momento, vamos fazer uma orientação à população e depois iniciaremos a fiscalização”, disse o presidente da Emdurb, Cléber Pinha Alonso.
Além das multas, o sistema conta com uma Junta de Recursos, que no passado ignorava argumentos dos motoristas em casos absurdos, como motoristas de carro autuados por falta de capacete. Segundo a Emdurb, apesar da permissão para multar no dia 5, a fiscalização com punições só começa no dia 15.
O treinamento dos agentes será realizado até a próxima sexta-feira (dia 06), das 8h às 11h e das 13h às 17h. “Na sexta-feira, os nossos agentes vão ter uma aula prática e com o apoio da Polícia Militar haverá uma blitz de orientação aos motoristas em algumas vias públicas da cidade”, acrescenta Cleber Alonso.
As autuações mais comuns a serem fiscalizadas devem ser estacionar em local proibido ou zona azul sem cartela, desrespeitar sinal vermelho, falar ao celular no volante, fazer conversões proibidas, trafegar sem o cinto de segurança – exigido até para passageiros do banco traseiro – ou dirigir após consumo de álcool.
Segundo o presidente da Emdurb, o motorista que respeita às leis de trânsito pode ficar tranqüilo com a presença dos agentes do GAOC.