A Secretaria Municipal de Obras Públicas, concluiu, no sábado o serviço de raspagem de solo e remoção de vegetação para início da construção da Unidade Saúde da Família Maracá, para atender novos bairros ao lado do distrito de Padre Nóbrega, como o próprio Maracá, o Montana 1 e MOntena 2.
Equipe de topografia trabalha no local, preparando o corte e aterro do terreno. No bairro Palmital, onde outra unidade também será edificada, a construtora já abriu o canteiro de obras.
Com orçamento de R$ 1.019.047,64 o prédio da USF Maracá será construído no modelo Porte III do Ministério da Saúde, onde atuarão três equipes do Programa Saúde da Família, atendendo, somadas, a uma população estimada em 10,5 mil pessoas.
Está localizada na rua Rosa Luiza de Jesus, com confluência para as ruas 06 e 33. O terreno foi definido como área institucional na época dos trâmites de aprovação do empreendimento. A execução será da Construtora Aquarius.
A prefeitura prepara ainda obras de instalação da USF Palmital, orçada em R$ 884.762,36 e está classificada como Porte I, com capacidade para uma equipe completa de Saúde da Família, para atendimento a cerca de 3,5 mil pessoas.A USF já está instalada, mas atualmente ocupa um imóvel alugado e adaptado.
“São obras importantes, feitas com investimento do Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura, que terão grande impacto na vida da população. Resolvemos inúmeros problemas na saúde e agora estamos acelerando”, disse o prefeito Daniel Alonso.
A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, destacou que o início das construções marca uma nova fase. No ano passado foram saneadas e reequilibradas as contas da saúde, honrados compromissos e restabelecidos serviços em que havia gargalos, no início de 2017, como a entrega de medicamentos e unidades precárias, como a UBS Santa Antonieta.
“Esse ano já retomamos a construção das USFs Santa Paula/Marajó e Jardim América IV. Estamos acompanhando estas obras, para que em breve a população tenha estes novos equipamentos públicos funcionando”, declarou Kátia.
André Ferioli, secretário municipal de Obras Públicas, lembra que o prazo de obra para a USF Maracá é de 12 meses. Já no Palmital, a unidade deve ser entregue em nove meses.