Uma solenidade na manhã desta terça-feira em Marília marcou o início das obras de implantação do novo hospital materno Infantil do complexo Famema, a ser construído ao lado do prédio principal do Hospital das Clínicas.
A primeira etapa é a demolição de estruturas e limpeza do terreno. O novo hospital vai ocupar área onde ficava centro de administração próximo ao acesso para Pronto Socorro adulto. A projeção é que a nova estrutura permita dobrar o volume de atendimento, mas não foram divulgados dados específicos de números.
O lançamento foi feito com uma solenidade rápida e técnica, sem discursos de autoridades ou manifestações políticas. “Esta é a maior obra das últimas seis décadas em magnitude e tamanho para o atendimento em Saúde de uma população de 1,2 milhão de habitantes de Marília e região. Estamos muito felizes por fazer parte disso e ver um sonho se tornando realidade”, disse a superintendente do HC, Paloma Libânio.
Representa uma conquista história, investimento de R$ 57 milhões, que oferece estrutura maior, mais moderna e integrada ao HC para atendimento de alta complexidade a crianças, gestantes e mães durante atendimento.
O investimento é autorizado pelo governo do Estado e contratado após procedimento de licitação conduzido pelo hospital e vencido por um consórcio que integra as empresas Incorplan e Sian.
As obras devem ser concluídas em dois anos. O projeto prevê cinco andares em 13 mil metros quadrados de área, com pronto socorro infantil, enfermaria, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva neonatal. Prevê ainda instalação de estruturas como sala de aula para as crianças em internação.
PORTARIA
A construção do novo hospital começa 24h depois de lançada outra obra, mais simples mas também com impacto visual e de serviços, que vai modernizar a principal portaria do HC. Na segunda-feira foi feita demolição da estrutura que havia no local para a nova implantação.
Vai oferecer nova portaria com sala de espera em prédio com 150m² de área que oferece maior proteção contra chuva, frio ou sol excessivos, comodidade para familiares e estrutura para os serviços de segurança do hospital.
A Incorplan Engenharia também foi a empresa vencedora da licitação, para um contrato de R$ 871 mil.