Marília

Começa vacinação contra raiva

Começa vacinação contra raiva

A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos teve início neste sábado, dia 11, em Marília. A meta é imunizar 80% dos cerca de 50 mil cachorros e 13 mil gatos que vivem na cidade. Estarão disponíveis 25.500 doses de vacina. Este ano curiosamente, a campanha é realizada em outubro, ao invés de agosto como ocorria tradicionalmente.

O veterinário e coordenador da campanha em Marília Lupércio Garrido Neto, explica que as datas são indiferentes e o vírus que provoca a doença pode atacar o animal durante todo o ano.

“Então é um mito acreditar que apenas em agosto, como muitos pensam, os animais podem contrair a raiva, que na verdade pode ser transmitida durante o ano inteiro. Não há um período específico para a doença”, explicou ele, lembrando que no Estado de São Paulo a estimativa é de um cão para cada quatro habitantes.

Garrido Neto ressaltou que o último caso de raiva canina registrado em Marília ocorreu em outubro de 2000. E não houve surtos da doença na cidade nos 36 anos que ela vem sendo controlada pelo município.

“É preciso ter responsabilidade para com os animais e a população de uma forma geral. A raiva é transmitida ao homem por meio do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura, afetando o sistema nervoso central, com um quadro de encefalite aguda, e pode levar a morte”, afirmou Garrido Neto.

Uma das preocupações é com os morcegos, que também transmitem a doença, principalmente para os animais domésticos. “O principal alvo nesse caso é o gato, que sai para caçar à noite, pode encontrar um morcego morto ou agonizando com raiva e se contaminar. Qualquer mamífero pode contrair a doença, inclusive o homem”.

A vacinação ocorre entre 8h e 17h. Marília conta com 61 postos de vacinação, que foram divididos em duas datas. Hoje funcionam os postos nas zonas norte e leste; no próximo sábado, dia 18, estarão atendendo os postos das zonas sul e oeste. A lista com os endereços pode ser conferida no site da Prefeitura (www.marilia.sp.gov.br).

A vacinação nos distritos que estava prevista para o dia 25 deste mês, não será realizada devido ao segundo turno das eleições. Com isso, a campanha será feita em novembro, ainda sem data definida.

Para quem perder a data da vacinação, uma opção é levar seu cão ou gato aos postos fixos que funcionam durante o ano todo na Unimar e também no CVA (Centro de Vigilância Ambiental), localizado no Jardim Julieta.