Encontre representantes do Conselho Tutelar em campanha de divulgação, trabalhadores de todos o segmentos, famílias com sacolas ou não, trânsito caótico, muitos policiais, um grupo de evangélicos cantando música gospel em ritmo de samba e Papai Noel. Sabe onde você estará? No comércio de Marília, aproveitando a noite quente da cidade para olhar vitrines, encher lanchonetes, encontrar amigos e fazer as compras de Natal.
Como em todos os anos, a abertura noturna das lojas leva a população para as ruas e andar pelo centro comercial vira um grande programa de lazer.
O GIROMARÍLIA acompanhou a movimentação desta sexta-feira e descobriu que além das lojas, entidades e serviços públicos aproveitam para mandar suas mensagens muita gente aproveita este momento para mandar suas mensagens.
O Conselho Tutelar de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente foi às ruas divulgar ações e medidas de proteção, especialmente contra violência e abuso sexual. Três conselheiros foram à rua São Luiz em parceria com a Acim (Associação Comercial e Industrital de Marília) distribuir 420 kits de doces e mensagens de Natal.
Percorreram as ruas por aproximadamente duas horas. “Foi uma ação para aproximar o conselho da população”, explicou Daisy Cardoso, 29, uma das conselheiros.
EVANGÉLICOS
O espaço e contato com o público era disputado palmo a palmo com uma grande manifestação evangélica. Grupo de féis da Assembléia de Deus do Parque das Nações fez panfletagem, sinalização em semáforo e apresentação de músicas gospel no cruzamento da São Luiz com a Prudente de Moraes, um dos pontos mais movimentados.
“Viemos apresentar a palavra de Deus, que é poderoso e pode mudar qualquer situação”, afirmou Sônia Alexandrina, 41, uma das integrantes do grupo.
A rua também mostrou forte presença de policiais. Um esquema especial de patrulhamento organizado pela Polícia Militar colocou rondas a pé em todas as ruas além do suporte de bases móveis. O resultado é maior proteção e tranquilidade para quem percorria as lojas.
“Está muito bom, tudo muito animado, é bom para aproveitar e fazer as compras de Natal”, disse Kátia Bernal de Souza, que foi às compras com o marido Ailton José de Souza e a filha, Beatriz.
Daniel Anselmo, que foi às ruas vender balões, disse que o faturamento oscila muito e que, além de muitas pessoas só andarem sem gastar nada, também há muita concorrência. O movimento teve direito até a uma violonista vestida de anjo. Carla Tegana, 18, foi às ruas mostrar música, atrair atenção e ainda ganhou algumas doações.
O comércio fica aberto neste sábado até às 17h e amanhã (21), abre pela primeira vez em um domingo no ano. O horário noturno especial segue até terça-feira, dia 23. As lojas abrem também no dia 24 para quem deixou as compras para última hora.