Marília

Comércio abre segunda em dois turnos; cidade protesta contra má classificação

Comércio abre segunda em dois turnos; cidade protesta contra má classificação

O prefeito Daniel Alonso anunciou no início desta noite que a reabertura do comércio começa dia 1º com dois turnos de atendimento nas lojas de rua. Shopping centers serão abertos entre 12h e 16h. Os turnos no comércio de rua vão funcionar das 9h às 13h30 e das 13h30 às 18h. A prefeitura deve publicar na sexta-feira um decreto municipal com todos os detalhes de funcionamento.

O anúncio foi feito após reunião do comitê municipal de enfrentamento à epidemia do coronavírus, que discutiu plano de retomada da economia na cidade após medidas de flexibilização da quarentena em todo o Estado. Marília foi incluída na zona 2 de risco, com autorização para flexibilizar regras em cinco setores mas com fechamento de bares, restaurantes, salões de beleza e academias, entre outros (veja mais aqui).

A prefeitura não divulgou plano específico para os serviços de transporte urbano. Afirmou apenas que haverá aumento na oferta com medidas para evitar lotação, além de medidas de higienização. Idosos seguem com a recomendação de ficar em casa e devem seguir impedidos de usar o transporte público.

Daniel afirmou ainda que enviou um questionamento ao governo do Estado com pedido de revisão da classificação de Marília, que manteve regras mais rigorsas que regiões de Bauru e Presidente Prudente, incluídas na faixa 3, com menos restrições de movimento e mais setores abertos.

O prefeito apresentou um gráfico com comparação sobre número de casos, óbitos, isolamento social e número de habitantes em cada regional de saúde para mostrar que a região de Marília tem menos impacto da epidemia que cidades privilegiadas no programa de flexibilização.

A abertura com divisão da cidade por turnos segue uma proposta apresentada por sindicatos de empresas e Acim. No primeiro, até 13h30, seriam abertas lojas nos setores de Bazares e Armarinhos; Bebês e Companhia; Bolsas; Calçados; Casa e Decoração; Concessionária de Automóveis e Veículos; Confecção, Moda e Acessórios; Cosméticos e Perfumarias; cuidados pessoais; Flores, Cestas e Presentes; Papelarias e Livrarias; Presentes.

No segundo turno, das 13h30 as 18h abrem Adegas; Brinquedos e Games; Celulares e Acessórios; Eletroeletrônico; Esporte e Lazer; Fotografias; Informática e Suprimentos; Instrumentos Musicais; Joalherias; Móveis Multicoisas; Tabacarias.

Aos sábados o horário de funcionamento será das 9h as 12h, com abertura  por também: no primeiro sábado serão abertas empresas do primeiro turno, no sábado seguinte as do segundo turno.