Marília

Comércio denuncia golpe com notas falsas; veja como identificar

Comércio denuncia golpe com notas falsas; veja como identificar

Comerciantes de Marilia denunciaram série de pagamentos com noitas falsas nos últimos dias na cidade. As queixas chegaram até À Associação Comercial, que distribuiu um alerta na tarde desta quarta-feira.

Segundo a Associação, além do prejuízo, o comerciante que recebe a nota e não percebe a falsificação pode ser enquadrado por estelionato caso use para algum pagamento, mesmo sem saber.

O golpe aproveita a existência de modelos de notas razoavelmente novos, com tamanhos diferenciados. A circulação de notas velhas e novas cria dúvidas no comércio e os falsificadores aproveitam.

O comerciante que receber uma cédula falsa, deve procurar uma agência bancária ou uma representação do Banco Central para solicitar o exame da nota. Caso a falsificação seja comprovada, o comerciante fica com o prejuízo.

A Acim admite que muitos dos lojistas repassam a nota para evitar as perdas, mas correm o risco de serem enquadrados pelo crime, com pena de seis meses a dois anos de detenção. Para o falsificador, conforme o artigo 289 do Código Penal, a pena varia de três a 12 anos de reclusão.

Veja AQUI como identificar uma nota falsa