Marília

Comércio pede cursos de vendas, hotelaria e e-commerce; Senac avalia

Andreia Sangaletti, nova gerente do Senac der Marília
Andreia Sangaletti, nova gerente do Senac der Marília

Atendimento para vendas, serviços gerais de hotelaria e gastronomia – como garçons e copeiras – e inclusão de empresas no e-commerce são as áreas de treinamento com maior demanda das empresas por cursos no Senac  em Marília.

As informações foram apresentadas na tarde desta quarta-feira pela psicóloga Andréia Peretti Sangaletti, que a partir da próxima semana será a nova gerente da unidade em Marília.

Apesar da demanda e da oferta de alguns cursos na área já estarem no portfólio do Senac, Andreia não sabe dizer se e quando a cidade terá turmas para atender aos pedidos do mercado.

A nova gerente, mestre psicologia e MBA em gestão de pessoas, substituiu Rita de Cássia Holanda, que comandou o Senac nos últimos cinco anos, e vai assumir a unidade de Presidente Prudente, de onde saiu com promoções a gerente e onde começou sua carreira no Senac.

A nova gerente vem de Bauru, já esteve na cidade em atividades por 20 dias em 2015 e disse que a meta inicial é ampliar relacionamento com a coletividade, tanto setor público quanto privado.

Rita  de Cássia Holanda deixa gerência de Marília para assumir Prudente; Andréia Sangaletti assume Marília na segunda-feira

Com nove anos de atuação no Senac, Andréia Sangaletti diz que é um grande prazer assumir a unidade de Marília, que existe há 65 anos e ocupa 4.100m² de área e estrutura de laboratórios e salas de aula em pelo menos oito áreas de formação profissional.

Segundo a nova gerente, em setembro e outubro deve ser feito planejamento de novas atividades para 2017, quando podem ser discutidos eventuais novos cursos. Além deste planejamento, o Senac mantém uma relação de cursos e atividades em oferta em outras unidades que podem ser eventualmente aproveitadas em Marília.

“A gente faz acompanhamento, levantamento e pesquisas e no segmento do comércio o que mais se percebe é a procura muito grande por orientação sobre vendas, atendimento de porta. Mais recentemente cresceu procura por informações sobre o e-commerce, as vendas pela internet. E sempre há grande quantidade de vagas nem sempre preenchidas de serviços como garçons, arrumadeiras, serviços de hotelaria e gastronomia que exigem alguma formação técnica”, explicou.

A implantação dos cursos e incentivo às novas tecnologias depende de mais estudos, de contato com o mercado na cidade e a área técnica do Senac, em São Paulo.

O envolvimento com a comunidade e a participação em projetos além da qualificação profissional é outra atividade que pode ganhar ainda mais incentivo na cidade. Além de envolver os cursos em prestação de serviços, o Senac espera participar em projetos públicos e privados que possam ser ampliados com apoio da estrutura, docentes e alunos.

“Os alunos trazem para cá as famílias, trabalho, sua vida na comunidade. E esta interlocução com a comunidade é muito importante. Nossa intenção é atores dessas relações, formadores  de opinião e envolver o Senac com a coletividade.”