Marília

Comissão planeja controle e arrastões contra dengue na Santa Casa

Comissão planeja controle e arrastões contra dengue na Santa Casa

A Comissão de Combate à Dengue da Santa Casa de Marília marcou para os dias 10 de março e 10 de abril dois arrastões de limpeza e combate ao mosquito Aedes aegepyti, transmissor da doença, para complementar ações diárias de eliminação de criadouros. Além de eliminar o mosquito – que também transmite febre amarela, chikungunya e zika vírus – as ações criam conscientização e multiplicação de informações no controle das doenças.

Onze colaboradores do hospital fazem parte da comissão, que realiza uma reunião por trimestre. O primeiro encontro do ano aconteceu no dia 10 de fevereiro.

Funcionários de diferentes áreas são convidados e visitas realizadas pelo interior do hospital para detectar potenciais criadouros do inseto. Eles levam sacos de lixo para recolher quaisquer tipos de objetos que possam acumular água, além de identificar potenciais áreas de risco no prédio. Os colaboradores envolvidos nos chamados “arrastões” utilizam luvas para o recolhimento dos objetos.


Consulta à planta física do prédio da Santa Casa é feita antes do início dos arrastões e os membros da comissão procuram os locais menos visitados para verificar se existe o acúmulo de água, propício para a procriação do Aedes aegypti.

A comissão incentiva funcionários a levar as informações aos seus parentes, amigos, vizinhos e meio onde vivem. Desta forma, a instituição atua como importante agente no combate à dengue e demais doenças trazidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A partir deste ano, certificado deverá ser entregue aos colaboradores que integram a Comissão de Combate à Dengue da Santa Casa, até para servir de incentivo e estimular a chegada de mais membros neste importante trabalho de conscientização. 

O grupo envolve representantes dos setores de Serviços Gerais, Manutenção, Enfermagem, Ouvidoria, Hotelaria, Nota Fiscal Paulista, Higiene, SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), Recursos Humanos, SND (Serviço de Nutrição e Dietética) e Comunicação.

A coordenação da Comissão de Combate à Dengue é da enfermeira da UTQ (Unidade de Terapia de Queimados) Mey Lanza Chaves. Este trabalho preventivo é realizado pela comissão há oito anos. Auditorias e reuniões com a Secretaria Municipal da Saúde já foram realizadas.