Marília

Comitiva da Unimar chega ao Mato Grosso para Projeto Rondon

Equipe da Unimar no Projeto Rondon
Equipe da Unimar no Projeto Rondon

Um grupo de representantes da Unimar (Universidade de Marília) chegou ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizado em Cuiabá, Mato Grosso, para a primeira parada de nova missão do Projeto Rondon.

A Unimar participa da “Operação Bororos” com oito alunos e dois professores. Durante dois dias a equipe recebe treinamento e orientações sobre as atividades. No domingo (12) o grupo segue para o município de Porto Estrela, onde faz as intervenções programadas com comunidades às margens do Rio Paraguai.

A saída de Marília ocorreu na manhã de quinta-feira (9) com transporte dos rondonistas até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, local onde embarcaram com destino à capital matogrossense.

“A viagem segue seu cronograma, conforme o previsto. A recepção em Cuiabá superou as expectativas e esta tende a ser uma das melhores edições do Rondon realizadas até agora. Isso porque os alunos selecionados representam importantes áreas de atuação e mostram a potencialidade da Unimar em diversas frentes”, afirmou o professor responsável pelo Rondon Unimar, Vitor José Miranda das Neves.

As mais de seis horas de viagem em transporte terrestre e duas horas de avião com mudança de fuso horário não desanimaram a aluna Simoni Fabiana do Prado, 25 anos, aluna do 6º termo de Odontologia da Unimar.

“É uma oportunidade única que temos para aprimorar nossos conhecimentos e conhecer outras realidades presentes no País. Significa alcançar vidas e me preocupar mais com o que as outras pessoas precisam”, disse.

Sobre suas atividades no município de Porto Estrela, ela adiantou que seu trabalho será voltado a orientações sobre cuidados bucais e maneiras corretas para se manusear alimentos.

“A maior parte dos habitantes das comunidades que vamos visitar possuem pouco ou nenhum acesso a serviços básicos de saúde. Pretendo apostar na prevenção e plantar a sementinha da mudança”, destacou.

Ainda na sexta-feira a programação no Batalhão Militar foi composta por reuniões e abertura oficial do evento com a apresentação de todas as 30 instituições de ensino do país que participam desta edição do Rondon, além de visitação em locais turísticos de Cuiabá.


Oportunidade única para aprimorar conhecimentos e ver outras realidades, diz Simoni Prado, aluna de Odontologia

O Projeto Rondon acontece com o apoio do Ministério da Defesa e neste mês completa dez anos de seu relançamento e mais de 778 municípios atendidos no país. Os acadêmicos, que são voluntários, recebem transporte aéreo, hospedagem, treinamento, alimentação e todo o aporte necessário para suas atividades de campo.

A seleção dos alunos interessados em participar desta edição do Rondon pela Unimar contou com entrevista, análise psicológica e prova objetiva. Deste processo foram determinados representantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Medicina, Odontologia e Psicologia.