Um grupo de representantes da Unimar (Universidade de Marília) chegou ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizado em Cuiabá, Mato Grosso, para a primeira parada de nova missão do Projeto Rondon.
A Unimar participa da “Operação Bororos” com oito alunos e dois professores. Durante dois dias a equipe recebe treinamento e orientações sobre as atividades. No domingo (12) o grupo segue para o município de Porto Estrela, onde faz as intervenções programadas com comunidades às margens do Rio Paraguai.
A saída de Marília ocorreu na manhã de quinta-feira (9) com transporte dos rondonistas até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, local onde embarcaram com destino à capital matogrossense.
“A viagem segue seu cronograma, conforme o previsto. A recepção em Cuiabá superou as expectativas e esta tende a ser uma das melhores edições do Rondon realizadas até agora. Isso porque os alunos selecionados representam importantes áreas de atuação e mostram a potencialidade da Unimar em diversas frentes”, afirmou o professor responsável pelo Rondon Unimar, Vitor José Miranda das Neves.
As mais de seis horas de viagem em transporte terrestre e duas horas de avião com mudança de fuso horário não desanimaram a aluna Simoni Fabiana do Prado, 25 anos, aluna do 6º termo de Odontologia da Unimar.
“É uma oportunidade única que temos para aprimorar nossos conhecimentos e conhecer outras realidades presentes no País. Significa alcançar vidas e me preocupar mais com o que as outras pessoas precisam”, disse.
Sobre suas atividades no município de Porto Estrela, ela adiantou que seu trabalho será voltado a orientações sobre cuidados bucais e maneiras corretas para se manusear alimentos.
“A maior parte dos habitantes das comunidades que vamos visitar possuem pouco ou nenhum acesso a serviços básicos de saúde. Pretendo apostar na prevenção e plantar a sementinha da mudança”, destacou.
Ainda na sexta-feira a programação no Batalhão Militar foi composta por reuniões e abertura oficial do evento com a apresentação de todas as 30 instituições de ensino do país que participam desta edição do Rondon, além de visitação em locais turísticos de Cuiabá.
Oportunidade única para aprimorar conhecimentos e ver outras realidades, diz Simoni Prado, aluna de Odontologia
O Projeto Rondon acontece com o apoio do Ministério da Defesa e neste mês completa dez anos de seu relançamento e mais de 778 municípios atendidos no país. Os acadêmicos, que são voluntários, recebem transporte aéreo, hospedagem, treinamento, alimentação e todo o aporte necessário para suas atividades de campo.
A seleção dos alunos interessados em participar desta edição do Rondon pela Unimar contou com entrevista, análise psicológica e prova objetiva. Deste processo foram determinados representantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Medicina, Odontologia e Psicologia.