Sob aplausos de familiares, amigos e um público muito diversificado, a advogada Simone Doreto Campanari, 49, foi sepultado no final da tarde desta sexta-feira no Cemitério da Saudade, em Marília.
Professora, mãe de dois filhos, filha do ex-deputado federal Osvaldo Doreto Campanari, Simone faleceu na noite de quinta-feira (7) no Hospital Universitário com Sindrome Gripal Aguda. Exames foram enviados para análise de suspeita de H1N1.
A advogada, formada pela Universidade de Brasília com mestrado pelo Univem, foi internada logo após a Páscoa com sintomas de crise respiratória aguda e não deixou mais o hospital.
Empresários, políticos, dirigentes de entidades, alunos, advogados e familiares passaram pelo velório durante todo o dia. O caixão com o corpo de Simone deixou o velório às 16h39 debaixo de aplausos. O cortejo seguiu até nova ala do cemitério da Saudade, todo em gramado, onde ela foi sepultada, sob novos aplausos.
A velocidade com que a doença evoluiu, o carinho de tantas pessoas e o envolvimento de Simone em diferentes causas acentuaram o momento de comoção na despedida.
Advogada, defensora de direitos humanos, ativista ambiental, professora, além de uma vida feita em Marília provocaram a formação de rodas tão diferentes de relacionamento pessoal e profissional.
Contribui para esse envolvimento o histórico da família, que tem cidadania e participação política no DNA. Médico, o ex-deputado Doreto Campanari – que também está hospitalizado com quadro de pneumonia – foi vereador, deputado estadual e deputado federal por dois mandatos.
A casa da família, no bairro Salgado Filho, é tradicional ponto de encontro de políticos e nos anos 70 abrigou por diversas vezes lideranças regionais. Doreto era o filiado número 1 de Marília no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), único partido de oposição permitido pela ditadura militar.
Deixou o partido em 1990, após rompimento com o governador Orestes Quércia, quando cumpria seu segundo e último mandato na Câmara dos Deputados.
Simone deixa os filhos – uma adolescente e um rapaz na faixa de 20 anos-, os pais, e quatro irmãos, José Ivan, João, Osvaldo e Josanne, além de sobrinhos.