O calhamaço de documentos divulgados com o edital para a concorrência internacional de privatização de rodovias no SP-294 inclui novos mapas com as projeções de grandes obras em Marília e região.
Boa parte das obras foi incluída após as audiências públicas e protestos contra a onda de pedágios projetada para a rodovia. Serão sete entre Bauru e Panorama.
O anúncio das obras calou a maior parte das campanhas contra as praças de cobrança e provocou envolvimento de políticos que encabeçaram ações contra os pedágios.
As grandes obras de alteração da rodovia começam depois das cobranças. Os pedágios devem entrar em funcionamento no 13º mês do contrato, ou seja, no início do segundo ano. Depois começam as construções
Em Marília as obras incluem as já anunciadas marginais ao lado do distrito de Padre Nóbrega e outros dispositivos viários na região.
Os mapas mostram um novo trevo de acesso ao distrito e ainda novas opções de acesso e retorno com segurança junto ao presídio de Marília.
As obras em Marília devem ser iniciadas a partir do segundo ano de contrato e terminadas até o terceiro. Preveem cinco viadutos transversais e quatro entroncamentos (veja a lista completa abaixo)
A indicação das obras mostram ainda a implantação de um novo trevo para o contorno de Pompéia e Paulópolis, que foi unificado. A obra será mais demorada. Deve começar no nono ano de contrato e terminar no décimo.
O contorno terá início poucos metros depois da praça de pedágio, a primeira para motoristas no trajeto entre Marília e Panorama. Há obras ainda mais demoradas no trecho entre Marília e Bauru, que pode ter investimentos só no 19º ano de contrato
Os mapas mostram ainda projeções de grandes intervenções em cidades menores, como Dracena e Junqueirópolis, com a perspectiva de trevos de acesso em áreas urbanizadas.
Veja abaixo a relação de obras previstas na SP-294