Marília

Concessão do Daem anexa plano de 2019; dados anteriores à pandemia, Censo e novos bairros

Concessão do Daem anexa plano de 2019; dados anteriores à pandemia, Censo e novos bairros

A concorrência pública para concessão dos serviços de abastecimento de água e destinação de esgoto em Marília anexou na semana passada um anexo que faltava no arquivo principal: o documento 8, com o Plano Diretor revisado, um material com data de 2019, que usa dados ainda mais antigos.

O plano diretor da concessão dá aos interessados algumas condições como dados econômicos de 2016 e 2017, sete anos antes da concessão que deve ocorrer até 2024 e até três anos antes da pandemia de Covid que impactou toda a economia na cidade e no país.

O estudo também ignora censo 2022, embora destaque a importância de estudo populacional. Esse cálculo inclui, por exemplo, estimativas populacionais existentes para cada uma das bacias de esgotamento e impacto no volume de material a ser tratado.

Por falar em esgoto, o plano diretor ignora a conclusão das estações (cita obras em ‘fase final’ para Pombo e Barbosa e nem iniciadas para bacia do Palmital).

O documento destaca no item ‘revisão de viabilidade’ que a atividade foi desenvolvida considerando-se os investimentos, as despesas operacionais e as receitas estimadas com base nas projeções demográficas.

Há falhas ainda como considerar cinco hospitais da cidade – três no complexo HcFamema, a Santa Casa e o Hospital Espírita – e ignorar o Hospital Beneficente Unimar, a Maternidade Gota de Leite e a clínica Aconchego.

O plano apresenta ainda dados antigos como uma tabela com “índice de qualidade de águas” com data de 2013. Faz projeções de consumos com “base nos elementos constantes no cadastro comercial do período referente a um ano (janeiro de 2018 a dezembro de 2018)”.

Apresenta projeções de déficit de água com dados para 2020 e embora aponte a zona norte como a maior prejudicada pelo déficit ignora dados de novos bairros surgidos naquela região, além de novas estruturas futuras, como três escolas a serem construídas.

Outros dados antigos usados tratam da análise de água no Sistema Cascata, que já provocou até orientação da Cetesb para suspensão da captação. Apresenta informações de 2013 e até 2012.

E ao final o plano apresenta uma série de fotos com dados de cadastro em janeiro de 2019. A concessão prevê a abertura dos primeiros envelopes com propostas de empresas ou consórcios para o dia 14 de dezembro, quase no aniversário de cinco anos do dolcumento.