A minuta de contrato para o programa de concessão da rodovia SP-294 no trecho de Bauru a Panorama – que inclui Marília – prevê sete praças de pedágio para financiamento dos investimentos da futura empresa gestora.
Serão duas praças entre Bauru e Marília – uma pré-indicada em Bauru, no km 362, e outra entre Jafa e Vera cruz, no KM 428 – e quatro entre Marília e Panorama – kms 489 (entre Pompeia e Paulópolis), km 541 (entre Tupã e Iacri), km 589 (pouco depois da saída para Lucélia), km 665 (pouco depois da saída para Tupi Paulista) e km 670, próximo a Santa Mercedes.
Trecho da concessão entre Bauru e Marília prevê duas praças de pedágio
Em todo o lote, que inclui gestão em trechos de sete rodovias, a futura gestora vai administrar 15 novas praças de pedágio, além de praças já existentes.
O funcionamento das praças atende um cronograma que considera diferentes fases da operação da rodovia. O sistema total deve funcionar em dois anos com a conclusão de investimentos que incluem a duplicação de 114 kms da rodovia SP-294.
A previsão de obras inclui ainda implantação de três áreas de contorno em cidades dos trechos atingidos pela concessão em Pompéia, Paulópolis e Águas de São Pedro. Outra obra importante é a melhoria na Serra de Santa Maria da Serra, trecho muito usado para quem viaja a Piracicaba.
Concessão entre Marília prevê cinco praças de pedágio e contornos em Pompeia e Paulópolis
Os serviços de pedágio compreendem a operação dos postos visando cobrança de tarifa, controle do trafego de veículos, durante 24 horas por dia, e o controle financeiro e contábil dos valores arrecadados.
As tarifas de cada praça de pedágio são definidas tendo como referência uma tarifa quilométrica base definida para o mês de julho de 2018 que têm como valor de referência o equivalente a R$ 14,53/100 km – representaria uma tarifa de R$ 8,6 no pedágio de Vera Cruz, que atende área de 59,03km.
A cobrança pelo Sistema de Cobrança Eletrônica (AVI) deverá considerar um desconto mínimo de 5% (cinco por cento) em relação aos valores praticados no Sistema Operacional de Cobrança Manual, considerando as regras de arredondamento.
Veja abaixo as praças previstas em todo o trecho da concessão, que inclui a SP-294