O governador do estado de São Paulo João Dória assinou decreto que suspende a realização de concursos públicos, mesmo que já tenham sido previamente aprovados. Um dos principais concursos afetados foi o do HC Famema, que preencheria 1.726 cargos, entre as áreas administrativas, de saúde e de docência na faculdade.
O Decreto nº 64.069 dispõe, entre outras providências, que as autorizações para concursos públicos que não tiveram suas inscrições iniciadas devem ser reavaliadas pela Secretaria de Governo. O concurso do HC havia sido aprovado em setembro de 2018, pelo então governador Márcio França.
A suspensão não significa que o concurso será cancelado, apenas que deverá passar pelo crivo do novo governo em virtude das “restrições orçamentárias e financeiras que a atual conjuntura econômica impõe”, como afirma o decreto, eventualmente sofrendo alterações.
O concurso da Famema já estava em fase acelerada de elaboração do edital, atualmente passando pela escolha da banca organizadora. Devido ao estado avançado em que se encontrava, é esperado que ele seja retomado em breve.