Marília

Concurso de fotografia da Publicidade da Unimar destaca o isolamento social

Concurso de fotografia da Publicidade da Unimar destaca o isolamento social

O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília (Unimar) realizou um concurso fotográfico, voltado aos acadêmicos do 3º termo, com a temática isolamento social. Cada peça foi produzida utilizando as técnicas vistas na disciplina de Fotografia, por meio das aulas online, e expostas nas plataformas digitais. Cerca de 400 pessoas votaram, escolhendo as três obras vencedoras.

De acordo com a Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Débora Massarollo Ottoboni, o concurso foi proposto para que os acadêmicos pudessem colocar em prática o conteúdo que estão atualmente trabalhando. “Escolhemos esta atividade para estimular a criatividade dos alunos, possibilitando a retratação da visão que possuem da pandemia. Para a nossa surpresa, tivemos um feedback muito positivo”, ressalta.

O docente da disciplina de fotografia, Christiano Parra, contou que o concurso se deu pela dedicação dos acadêmicos na produção do trabalho. “Os alunos utilizaram as técnicas vistas nas aulas e produziram as peças. Por causa da qualidade, não tivemos outro pensamento senão criar o concurso. Outra grata surpresa foi o número de votos, recebemos 397. Sinceramente, eu não esperava tamanha repercussão”, conta.

Ainda segundo Christiano, trabalhar temas sociais é essencial para a formação profissional. “A Publicidade e Propaganda não tem o propósito de apenas vender, vai além. Nosso objetivo é comunicar e conscientizar as pessoas. Por isso, unimos a pandemia e o conteúdo explorado em sala de aula para passar uma mensagem e fazer com que as pessoas tenham a motivação de fato durante o que vem acontecendo”, explica.

Foram 27 peças produzidas. A exposição foi realizada por plataforma digital e os acadêmicos enviaram os links às pessoas para que, após preencher um formulário de garantia de voto único, pudessem fazer sua escolha. A vencedora foi a acadêmica Lívia Neves, com 82 votos, com a foto que representava o “Isolamento social, o ser em sua liquidez”.

Segundo ela, a proposta da atividade veio de encontro com a vontade que tinha em produzir algo para retratar o momento. “Fiquei muito feliz com a proposta porque eu tinha muita vontade em criar algo neste momento, apesar de ser uma barreira por ficarmos confinados, mas eu fiquei a semana inteira pensando e quis me arriscar com algo mais impactante e foi bem legal. Não esperava ser a vencedora, porque fiz algo muito diferente, mas fiquei muito feliz com o resultado”, comemora.

O segundo lugar foi conquistado pelo acadêmico Lucas Dalquino. “A ideia da foto foi representar a conversa de rua, que é tão popular nas cidades do interior, mas com as cadeiras vazias para mostrar que as pessoas estão em casa se cuidando. Fiquei muito surpreso, não esperava 76 votos e foi muito legal, uma grata surpresa”, afirma.

A terceira fotografia mais votada recebeu 72 votos e foi do acadêmico Thiago Ausechi. Ele contou que a proposta era mostrar qual a possibilidade de aproximação em meio a pandemia. “A ideia da foto foi retratar a distância e a possibilidade de duas pessoas que querem ficar próximas nesta quarentena, para isso usei um vidro. Fiquei bem surpreso e feliz com resultado”, conta.

Ainda de acordo com a Coordenadora do curso, a atividade demonstrou a necessidade de união da Publicidade e Propaganda com outras áreas do conhecimento. “Percebemos com tudo isso que realmente o curso é extramuros e permeia toda a sociedade, nos fazendo enxergar que devemos, cada vez mais, trabalhar com outras áreas do conhecimento. A pandemia gerou um problema único e nosso curso pode realizar uma comunicação bem feita e informativa, ajudando os negócio online, delivery, entretenimento e o mais importante, estimulando o trabalho em equipe. O que gera um aprendizado extraordinário”, finaliza Débora.