Marília

Concurso de redação em escolas estaduais vai dar tablets e notebooks a alunos

Concurso de redação em escolas estaduais vai dar tablets e notebooks a alunos

Saiu o regulamento para concurso de redação direcionado a escolas da rede estadual de ensino que vai dar prêmios como notebooks, tablets e leitores de ebooks aos melhores trabalhos no estado de São Paulo.

Podem participar estudantes da rede pública estadual, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental.

A competição será dividida em três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano), Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série). Neste contexto, estão inseridos mais de 2,6 milhões de estudantes.

As redações precisam abordar o tema “Mudanças Climáticas” e podem explorar aspectos de mitigação e adaptação, com diferentes gêneros textuais para cada categoria.

Os alunos de 5º ano do Ensino Fundamental devem produzir o texto, seguindo a linha “Você sabia que…”, e os das duas outras categorias (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) têm que criar um texto dissertativo argumentativo.

Essas turmas podem relatar projetos que desenvolveram na própria escola, envolvendo a comunidade. As redações devem ser produzidas em equipe, composta por três alunos da unidade escolar, com o acompanhamento de um professor orientador.

Para orientar os alunos, os professores contarão com materiais disponibilizados pela Semil no site da Educação Ambiental – aqui – e serão instruídos por meio de uma live, que será realizada no próximo dia 2.

Os estudantes poderão desenvolver as redações de 5 de agosto a 4 de outubro. Nesta primeira etapa, cada unidade escolar irá formar uma comissão julgadora e escolher três redações, uma por categoria. Depois, do dia 7 de outubro a 25 de outubro, cada diretoria de ensino irá escolher três redações, uma por categoria.

Os textos selecionados serão encaminhados para a Seduc, que vai escolher nove redações, três por categoria. Por fim, a Semil classificará esses textos em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Os critérios de avaliação da produção textual dos alunos do 5º ano levarão em consideração originalidade, capacidade de comunicação e argumentação, entendimento do gênero textual proposto, desenvolvimento do tema e qualidade da escrita e normas ortográficas e gramaticais.

As redações dos estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão avaliadas conforme os seguintes critérios: criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática.

O resultado será divulgado no dia 22 de novembro no site das secretarias. A premiação será no dia 29 de novembro de 2024 em local a ser definido. Os prêmios serão leitores de livros digitais, tablets e notebooks.

O regulamento completo pode ser consultado na página do Centro de Referência em Educação (CRE) Mario Covas.