Marília - A primeira Conferência Municipal do Meio Ambiente abre inscrições em Marília para debate que a prefeitura ignorou em 2024 e provocou mobilização de diferentes entidades.
O encontro vai acontecer em dois dias – 24 e 25 – na sede da Fajopa – Faculdade João Paulo II – e o tema é a “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”.
A discussão nas cidades é base para as conferências no Estado e no país. O encontro vai definir ainda delegados de Marília para o debate estadual. As inscrições estão disponíveis pela internet – aqui -.
No dia 24 a conferência vai ter atividades entre 19h e 23h. No dia 25 vai das 8h às 17h. O debate envolve temas em cinco eixos de atuação – acesse o documento base do debate – , veja abaixo:
- Mitigação
- Adaptação e preparação para desastres
- Justiça climática
- Transformação ecológica
- Governança e educação ambiental.
A organização envolve diferentes entidades da comunidade. A lista vai da Caritas Diocesana à Matra e ONG Origem, além de sindicatos.
Isso porque a convocação da assembleia deveria ser iniciativa da prefeitura com prazo em 2024. Mas a administração passada não atuou para a organização do evento.