O Congresso Mariano Diocesano, que reuniu fiéis católicos de toda a região para celebrar os 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora, reuniu 8.000 pessoas em Marília e marcou a chegada da imagem peregrina da padroeira.
Uma carreata com a imagem percorrer as ruas do centro de Marília em direção à Unimar. No ginásio, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, juntamente com centenas de crianças, conduziu a entronização solene da imagem.
Após louvores, acompanhando pelo telão, os féis rezaram juntos o oitavo dia da Novena da Padroeira, produzida pela Rede de Comunicação No Meio de Nós da Diocese de Marília.
“Deus nos trouxe aqui para que, juntos com Maria, elevemos a Jesus o nosso louvor”, ressaltou o bispo diocesano durante a Santa Missa concelebrada por Dom Osvaldo Giuntini, bispo emérito, e por todo o clero diocesano.
No período da tarde, houve a apresentação do teatro de jovens da Paróquia São Miguel Arcanjo, que encenou os milagres atribuídos à intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
A Federação dos Marianinhos conduziu o Terço e a coroação da imagem da Padroeira do Brasil. Em seguida, o reitor do Seminário Propedêutico São Pio X, Pe. Luciano Pontes, fez a pregação sobre a Virgem Maria na Sagrada Escritura e na vida dos santos. Após, os milhares de fiéis, acompanharam testemunhos de devotos que se confiaram à proteção da Mãe de Deus.
Conduzido pelos seminaristas das três casas de formação e pelo bispo diocesano, o término do evento contou com a consagração da Diocese à Nossa Senhora Aparecida. O Congresso marcou, em Marília, o encerramento do Ano Nacional Mariano, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).