Marília

Conselho de Desenvolvimento faz grande encontro e traça metas de trabalho

Conselho de Desenvolvimento faz grande encontro e traça metas de trabalho

O Codem (Conselho de Desenvolvimento) de Marília promove nesta segunda-feira sua primeira reunião de trabalho e encaminhamento de propostas e metas para trabalho do órgão, que pretende se transformar em um influenciador de políticas públicas na cidade.

O encontro começou  pela manhã no Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) com rápida apresentação do conselho para quem não acompanhou seu lançamento e organização de grupos para debater temas da cidade.

O reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, destacou a grande adesão de lideranças e profissionais em pela segunda-feira.

“É muito importante esta adesão da população. Sé é possível conseguir mudanças, conseguir planejamento que a cidade precisa e espera, com a participação da população”, disse.

O presidente da Acim, Adriano Luiz Martins, afirmou que o Conselho é um órgão independente, com espaço para que diferentes segmentos da população participem.

“Esse consleho não tem dono, tem envolvimento de muitas lideranças, tem uma união por Marília, tem espaço para a discussão de ideias e a expectativa é que haja cada vez mais envolvidos.”

O procurador da República e professor da Unimar Jefferson Aparecido Dias afirmou que a expectativa é que a sociedade assuma seu papel de protagonista.

“Todo mundo que trabalha com setor público tem como senhor a sociedade. E essa sociedade tem sido muito acanhada. Então é um caminho para que a sociedade assuma sua participação não só para o próximo ano mas para cinco, dez, 20 anos”, disse o procurador.

O público foi dividido em dez salas de debates com planejamento de que cada sala apresenta cinco temas em sugestões que vão de apontar problemas a indicar necessidades do município para diferentes setores.

A ideia é envolver os participantes em debates, tanto na sugestão dos temas quanto na discussão de soluções e votação de prioridades.

O Conselho pretende transformar as prioridades em painéis de discussão para votar e definir os primeiros temas a serem as metas iniciais de atividades. Uma das definições é que o Conselho transforme todos os temas eleitos em propostas concretas a serem submetidas a todos os candidatos a prefeito em 2020.

Significa que até maio do próximo ano o Codem precisa ter estes temas organizados, aprovados pelo conjunto dos integrantes e apresentados aos partidos. A partir daí o Codem e seus integrantes entram na campanha para garantir compromissos dos candidatos e depois cobrar dos eleitos. 

Veja na galeria mais imagens do encontro