Marília

Conselho de Saúde aponta sucateamento e pede reunião com prefeito em última mensagem de 2023

Conselho de Saúde aponta sucateamento e pede reunião com prefeito em última mensagem de 2023

O Conselho Municipal de Saúde de Marília, que passou o ano repetindo reinvindicações de investimentos e ajustes na área, agregou uma novidade à última mensagem de 2023: pediu a presença do prefeito Daniel Alonso em reunião do órgão no dia 31 de janeiro de 2024.

A lista de problemas inclui sobrecarga de profissionais, necessidade de contratações, frota sucateada, prédios sem estrutura, falta de transparência e graves prejuízos ao atendimento com corte d e recursos.

Além do prefeito, o órgão solicita a presença dos secretários da Fazenda e Planejamento Econômico para tratativas para discutir o orçamento da saúde.

O órgão destaca que a legislação garante a atuação do conselho na apreciação de destinação dos recursos financeiros, operacionais e humanos do Sistema Único de Saúde.

Foi um entre repetidos recados diretos ao prefeito. O documento, ata da última reunião do ano, começa com críticas ao modelo de corte de gastos na administração e concentração de decisões fora da área técnica.

“Não está sendo feita pelo secretário de saúde mas sim pela secretaria da fazenda que não tem conhecimento técnico em saúde pública e prova disso é o caos que vive a saúde do município de marília já a muito tempo o executivo tem fechado a torneira errada.” Veja abaixo alguns detalhes desapontamentos.

– Que envie á esse Conselho Municipal de Saúde mediante documentos o valor total de Dividas do Município de Marília com todos Prestadores de Serviços incluindo de medicamentos dessa Pasta e com justificativas do não pagamento e o que será levado para o Exercício seguinte tendo como data limite dia 28 /01/2024;

– Abra ATAS para que todos os Computadores das Unidades de Saúde que estão sem acesso pois os fios da Rede estão Danificados como o da Unidade o São Miguel e outras que sejam consertados;

–  Urgente com Aquisição para Reposição dos Veículos Queimados e reposição dos demais veículos sucateados principalmente ambulâncias sem condições de uso porém transportando pacientes para fora do Município e dificultando o transporte com qualidade e quantidade colocando em riscos as vidas dos Usuários e Profissionais. “Frota velha totalmente danificada, circulando com pneus em péssimas condições de uso; com seu prazo de validade vencidos e ainda circulando em rodovias perigosas”.

– Retirado com Urgência o cupim que está danificando a Unidade de Saúde Aeroporto, que seja consertado o telhado da Unidade de Saúde do São Miguel que é usado como moradia de maritacas;

– Urgente que nos primeiros meses de 2024 seja feita Contratações de número expressivos de Profissionais para nossa RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) como Psiquiatras, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais pois não podemos admitir sobrecarga desses Profissionais e os números de Suicídios tentados e Suicídios confirmados.