
O Conselho Municipal de Habitação e Política Urbana colocou no ar um site destinado a discutir as propostas de revisão do Plano Diretor, uma medida atrasada e que ainda enfrenta polêmicas entre profissionais de planejamento e lideranças em diversas áreas.
O site oferece documentos, análises, manifestações e espaços para participação, debates e sugestões. Moradores podem participar em grupos de trabalho direcionados por área de discussão.
O Conselho faz nesta segunda-feira, às 18:30, uma live de reunião técnica, aberta ao público porém com foco aos temas propostos para discussão e mediada para que não se perca o foco de trabalho. Interessados podem participar no link do encontro.
O Plano Diretor está em vigor desde 2016 e segundo o Conselho é um marco no planejamento urbano do interior de São Paulo.
“Elaborado com a ampla participação de representantes de toda sociedade civil, contém mecanismos de ordenamento e controle da ocupação urbana, estabelecendo normas públicas e de interesse social, visando o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável para as gerações futuras”, diz o site.
A revisão deveria ter sido feita em 2016. A Prefeitura apresentou ao conselho uma proposta com a base das informações para revisão, mas o órgão já aponta pontos polêmicos e controversos.
O debate público visa direcionar as medidas para proteção, preservação e recuperação do meio ambiente; planejamento do desenvolvimento da cidade. e gestão do ambiente rural e urbano.
O conselho disponibiliza ainda um endereço de email para envio de sugestões e esclarecimento de dúvidas:
[email protected]