As inscrições para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Marília recebeu 369 candidatos para disputa de dez vagas. A escolha envolve um processo técnico de seleção e uma votação populare. A cidade tem dois conselhos, dez conselheiros e salário de R$ 3.003,00.
Os candidatos tem prazo até sexta-feira (8) para entregar documentação exigida para disputa do cargo.
“Os candidatos precisam apresentar certidões de antecedentes civis e criminais expedidas pela Justiça Federal e Estadual. Aceitamos então os protocolos desses documentos. Agora, os candidatos inscritos tem até sexta feira para a apresentação das certidões originais, caso contrário haverá indeferimento”,explicou Lucia Helena Chagas, secretária executiva dos conselhos municipais de Marília.
A seleção será em duas etapas: prova escrita no dia 5 de julho, tendo como base o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), com cerca de 300 páginas. Os candidatos deverão acertar pelo menos 60% das questões para a classificação à segunda fase: a eleição.
Poderão votar maiores de 16 anos, desde que tenham título eleitoral e residam em Marília. Os atuais conselheiros puderam se candidatar, mas seguindo as mesmas regras exigidas pelo edital.
“A eleição tem data unificada em todo o país: 4 de outubro. O eleitor poderá votar em até 10 pessoas. A campanha, com toda a certeza será bastante intensa”, explicou Lucia.
A contratação será por quatro anos, a partir 10 de janeiro de 2016.