O Consórcio Conectar, formado pela Frente Nacional de Prefeitos para compra de vacinas contra Covid, mantém campanha de arrecadação de doações para financiar as aquisições e incluiu ainda recursos para compra de insumos, como kits de intubação, EPIs e outros.
O grupo, que tem a participação de Marília, faz coleta centralizada para atender a todos os municípios envolvidos e já anuncia doações de grandes grupos empresariais com atuação em diversas cidades.
O processo de doação envolve diversos passos a partir de contato, preenchimento e envio de um compromisso oficial de doação para indicar o destino do dinheiro – vacinas ou insumos – e um contrato formalizado de repasses.
Segundo o consórcio, a transferência do doador é feita à instituição financeira parceira e as compras serão feitas por licitação. O valor da doação é repassado pela instituição financeira para a empresa fornecedora; O material adquirido é distribuído entre as cidades brasileiras a partir das regras do SUS e do Plano Nacional de Imunização.