Nova concessão

Consórcio vence leilão para escolas com unidade em Marília

Representantes do consórcio batem martelo após leilão na B3
Representantes do consórcio batem martelo após leilão na B3 | Reprodução

Engeform Concessões e Kinea Investimentos arremataram o lote de escolas em concessão com uma unidade em Marilia. As duas formam o Consórcio Novas Escolas Oeste SP.

O grupo ofereceu R$ 11.989.753,71 como valor da contraprestação pública mensal. O valor representa deságio de 21,43% do valor máximo proposto: R$ 15.259.964.

Une um braço da Engeform, empresa de engenharia que surgiu na década de 70, e a Kinea, que tem sócios como Itaú Unibanco e Tau Consultoria de Valores.

O leilão atraiu cinco grupos. O lote Oeste envolve a construção de 17 escolas, com 462 salas de aula e 17,1 mil vagas.

A nova escola de Marília vai ocupar área no Maraca, ao lado do distrito de Padre Nóbrega, na zona norte. O consórcio vai responder pela obra, montagem de toda estrutura, equipamento e serviços.

Vai assumir limpeza, cozinha, manutenção, segurança, oferta de suporte como internet, manutenção de móveis, acervo, computadores e todo material. A gestão pedagógica será do Estado.

Inclui ainda unidades em Araras, Bebedouro, Campinas, Itatiba, Jardinópolis, Lins, Olímpia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Taquaritinga.

As novas escolas terão três modelos, com 21, 28 ou 35 salas de aula. Marília deve receber o maior modelo.

Além disso, a estrutura contará com ambientes integrados e interligados e uso interativo de tecnologia.

O projeto prevê, também, auditório de múltiplo uso, e espaços dedicados a esportes, cultura, vivência, estudo individualizado e inovação.

As 33 escolas devem apresentar padrões de acessibilidade e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

As atribuições pedagógicas vão continuar sob responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado.