Marília

Consultas ao SCPC caem em Marília; culpa dos novos hábitos

Consultas ao SCPC caem em Marília; culpa dos novos hábitos

O cadastro do Serviço Central de Proteção ao Crédito mantido pela Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) recebeu 339.640 consultas em 2017, número 3,84% menor que o registrado no ano passado que somou 353.213 consultas. E a culpa é da tecnologia.

“Isto se deve em razão do crescimento constante das vendas através dos cartões de crédito”, disse o presidente da entidade, Libânio Victor Nunes de Oliveira. As vendas pelo cartão são aprovadas ou não pelas operadoras e não passam pelas consultas ao SCPC.

A queda acompanha tendências dos três últimos anos. Em 2016 a redução foi de 1,84% e em 2015 o índice já havia caído 5,86% menor.

“O importante é que as vendas aconteçam, pois, consultar, não quer dizer que a venda foi realizada. O importante é que haja a consulta para que o lojista tenha mais segurança ao conceder o crédito ao consumidor”, opinou o presidente da associação comercial.

Dos 12 meses de 2017 somente cinco deles foram negativos: Janeiro (-2,32%), Fevereiro (-9,29%), Abril (-7,46%), Junho (-34,84%) e Dezembro (-16,56%).. “O comparativo é sempre com o ano anterior, ou seja, no ano de 2016 foram realizadas 353.213 consultas no ano todo com 339.640 somente em 2017”, comparou Libânio Victor Nunes de Oliveira.

De acordo com o presidente da Acim o comerciante que faz a consulta, seja pela internet ou telefone, evita recebimento de cheques roubados, furtados e clonados, bem como avalia a capacidade de pagamento do cliente e passa a ter conhecimento de qualquer tipo de restrição ao crediário que haja no CPF do cliente.

“Nossas informações são as mais completas e nacionalizadas. Em menos de 2 minutos a informação chega de forma segura, confiável e garantida”, ressaltou o dirigente.