Marília

Consumo de inverno pode aumentar conta de luz; veja dicas de economia

Consumo de inverno pode aumentar conta de luz; veja dicas de economia

O aumento do consumo de energia em função do uso prolongado, ou mais frequente, de alguns equipamentos pode encarecer a conta de luz no inverno e a CPFL, responsável pelos serviços de distribuição de energia em área que inclui Marília, divulgou uma lista de dicas para economizar.

O comunicado lembra banhos mais quentes e demoradores, aquecedores elétricos e secadoras de roupas ligados com aumento de consumo.

“O chuveiro elétrico, por exemplo, pode representar até um terço da conta nos períodos de maior uso. No modo “inverno”, com o aumento da potência, o gasto de energia sobe em média 30%. Mas banhos mais rápidos podem compensar esse uso, além de representar economia de água”, diz o comunicado. 

Outra dica é prestar atenção para redução de consumo em outros, como geladeiras e freezers, segundo Walter Barbosa Junior, Gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia. 

Outra questão importante é usar os equipamentos elétricos de maneira correta e segura como está indicado no seu manual, e garantir a segurança das instalações. 

Redes elétricas em mau estado de conservação e subdimensionadas, lâmpadas queimadas, fios desencapados e até mesmo aquela borracha velha da porta da geladeira são os principais responsáveis pelo desperdício que gera impacto nas contas. 

Veja abaixo algumas informações sobre consumo e dicas de economia com estes e outros aparelhos

– Chuveiro elétrico
Apontado como aparelho que mais consome energia em uma residência. Para economizar, o correto é reduzir o tempo do banho e poupar, além da energia, o consumo de água. 

– Secadoras, lavadoras e ferro de passar roupas
Consome entre 80 e 100 kWh por mês, quando utilizado uma vez ao dia. O frio também contribui para que se use mais a lavadora, que consome mensalmente cerca de 36 kWh, 5% do consumo total de uma residência, quando ligada duas vezes por semana. Já o ferro de passar roupa, quando ligado por uma hora durante doze dias, pode representar de 12 a 20 kWh no final do mês.  A dica aqui é procurar acumular roupa para lavar e secar toda de uma única vez. Esse conselho também vale para quando for usar o ferro elétrico. 

– Aquecedores de ambientes 
O consumo médio mensal do aparelho pode chegar a 160 kWh. Por isso, quando for comprar um aquecedor, certifique-se que seu tamanho e potência estão adequados ao ambiente, o que evita gasto de energia desnecessário.

– Televisão
O consumo mensal de energia elétrica fica entre 10 e 30kWh, e ele pode ser responsável entre 5% e 10% da sua conta. Por isso, lembre-se de desligar a TV quando ninguém estiver assistindo. Não deixe o aparelho ligado enquanto estiver dormindo, utilize as funções timer ou sleep de desligamento automático.

Lâmpadas
A iluminação representa de 5% a 15% do valor da sua conta de energia. É bom evitar acender lâmpadas durante o dia e aproveitar mais a luz natural. Lembre-se sempre de apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados e dê preferência a lâmpadas de LED. Eles iluminam melhor, duram mais e consomem menos energia. 

A CPFL também disponibiliza em seu site, no link Serviços Online, um simulador de consumo que ajuda o cliente saber o quanto de energia usa e como pode economizar:  CPFL Energia – Serviços OnLine.