
Ourinhos - Um convênio entre a Prefeitura de Marília e o Corpo de Bombeiros vai orientar estudantes do ensino fundamental sobre medidas de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.
O projeto envolve dois programas de interação comunitária da corporação: “Bombeiro na Escola” e “Brasinha-Bombeiro na Escola”.
“Os acidentes são a principal causa de mortes de crianças até 14 anos no Brasil. Em Marília, bombeiros ministram palestras com treinamento de primeiros socorros e reanimação, além de cidadania”, destacou Major Lurela Alice Kurachi Ferrini Tamião,
Comandante do Grupamento dos Bombeiros na cidade, a major explica que o alvo são alunos do quatro ano do ensino médio.
Já o “Brasinha-Bombeiro na Escola” envolve professoras com alunos do Ensino Infantil nas salas de aula. Depois, as crianças visitam o grupamento dos bombeiros.
“Os alunos aprendem técnicas de prevenção aos acidentes domésticos, afogamentos, pipa, atropelamentos, queimaduras e outros perigos. O ensinamento é transmitido aos pais e familiares. O resultado tem sido excelente”, completou Lurela.
A secretária da Educação, Cilmara Carreiro, destacou que a educação precisa ser permanente e extensiva.
“Nada melhor que começar pelas crianças. Os alunos ficam motivados a participar das aulas e transmitir o que aprenderam em casa. Todos ganham”, comentou.