O professor doutor Fabiano Hartmann, coordenador de um projeto de pesquisa que foi transformado no sistema VICTOR de digitalização no STF (Supremo Tribunal Federal), apresentou uma aula magna no Univem nesta sexta e elogiou as iniciativas em inovação no centro universitário.
O projeto VICTOR, lançado há dois anos, é uma ferramenta de de inteligência artificial o maior a mais complexo Projeto de IA do Poder Judiciário, que já no seu lançamento permitiu análise rápida de todos os recursos extraordinários que sobem para o STF e identificação dos casos vinculados a temas de repercussão geral.
Fabiano Hartmann coordena programa de pesquisa em Inteligência Artificial na UNB (Universidade de Brasília). Antes da aula magna, conheceu a estrutura e os projetos de inovações do Univem e participou de encontro com profissionais, dirigentes do centro universitário, representantes da OAB e comunidade no Legal Innovation Hub, um laboratório digital para pesquisa e desenvolvimento de projetos na área do Direito.
“Acho extremamente relevante trazer essa experiência para toda fase de graduação e pós-graduação. Internacionalmente a atenção que tem sido dada à Inteligência Artificial é brutal”, disse o pesquisador.
Hartmann disse que é importante tratar a tecnologia como uma oportunidade estratégica de deixar as atividades nobres humanas mais eficientes, mais produtivas para atingir melhor sua finalidade. “Isso vale muito para o Direito.”
“Fiquei extremamente empolgado com a estrutura do Univem, é uma estrutura muito boa, existe todo um planejamento para inserção do aluno desde a graduação até o mestrado, fiquei muito impactado positivamente com o que foi apresentado aqui.”
O reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, destacou que o Univem mostra com a presença do professor Fabiano a importância do modelo 4.0 adotado para todo ensino no Univem.
“É um encontro que formaliza tudo aquilo que o Univem vem falando, promovendo em mudanças e evolução do ensino. Estamos falando e estamos mostrando como a tecnologia, a digitalização, são tendências mundiais que efetivamente estamos dando a nossos alunos.”
A pró-reitora de Graduação do Centro Universitário, Raquel Ferraroni Sanches, destacou que o professor Hartmann é um ícone no modelo de evolução que o Univem pensa para o curso do Direito.
“Esse olhar para tecnologia, para avanços, para inovação e esperamos cada vez mais envolver nossos professores, nossos alunos, para que eles vejam e desenvolvam as diferentes formas em que o Direito se integra a novidades, sem fazer invencionismo, repercutir o que acontece no mundo e com outras experiências no Brasil.”
O coordenador do curso de Direito do Univem, Edinilson Donisete Machado, disse que a visita do professor Hartmann integra programa de atualização, informação e formação para alunos tanto na graduação quanto no mestrado para acompanhar as principais tendências e novidades na área do Direito.
“É uma honra receber o professor Fabiano, é um profissional reconhecido, que traz muitas informações e experiência aos nossos alunos e um encontro que acompanha todo o processo de evolução, de iniciativas inovadoras nos nossos cursos.”