A solenidade de Corpus Christi vai mobilizar paróquias e fiéis em toda a região de Marília com tradições como enfeitar as ruas, procissões e missas especiais para comemorar a celebração litúrgica nesta quinta-feira.
Em Marília, às 16h, o bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, presidirá missa no Largo da Catedral Basílica de São Bento que contará com a presença de Dom Osvaldo Giuntini, bispo emérito, de padres e fiéis das 19 paróquias da cidade.
Após a missa campal, a procissão passará por vias do centro até a Igreja Matriz de Santo Antonio, para a bênção com o Santíssimo Sacramento.
A celebração do Corpo de Cristo, como recorda o nome, manifesta publicamente a fé católica na Eucaristia por meio da procissão por ruas enfeitadas, que demonstra o zelo dos devotos nos enfeites preparados por onde Jesus Sacramentado passará.
Os tapetes são confeccionados com serragem colorida, cascas de ovos, borra de café e tampinhas de garrafas.
Vera cruz, com décadas de tradição para o evento, deve atrair fiéis de toda a região na procissão com oito quarteirões enfeitados em torno do Santuário da cidade.
“Traga sua família e participe conosco deste momento de comunhão, fé e devoção”, convida o bispo diocesano.
SOLIDARIEDADE
Durante as celebrações de Corpus Christi nas 37 cidades da Diocese de Marília, os fiéis receberão a prestação de contas da Coleta da Solidariedade que ocorreu, em todas as paróquias, no dia 14 de abril, celebração do Domingo de Ramos.
Numa arrecadação de R$ 244.107,29, o Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), que administra o recurso, repassou 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que auxilia projetos em todo o país por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e distribuiu 60% para trabalhos na Diocese.
Desta porcentagem, 3% foi destinado para as atividades da equipe da Campanha da Fraternidade (CF), que motiva a coleta, 10% para os projetos da Cáritas Diocesana e o montante de R$ 127.863,40 foram repartidos entre 26 entidades sociais distribuídas em todo o território diocesano.
Os devotos que participarem das celebrações de Corpus Christi receberão um folder explicativo de todo o trabalho social da Diocese prestado pela Cáritas.